Últimas indefectivações

quarta-feira, 18 de maio de 2022

Apontado à Luz. Quem é Alexander Bah?


"“Alexander Bah, o principal jogador da equipa, vai provavelmente deixar o clube”. Quem o diz é precisamente Trpisovksy, treinador do Slavia Praga. A juntar a isto, é de frisar todas as notícias que a imprensa desportiva portuguesa tem feito sair diariamente. Por todas essas razões, achamos necessário mostrar o que faz e quem é Alexander Bah.
O dado que salta logo à vista são os números ofensivos do lateral dinamarquês. Bah, é um lateral com golo. Em todas as épocas como profissional, tem marcado sempre golos. Esta época foi a melhor de todas da sua carreira e o interesse de clubes maiores apareceu. Em 2021/2022, o “principal jogador” do Slavia marcou 6 golos e fez 11 assistências o que são números muito interessantes mesmo reconhecendo que o nível competitivo do campeonato checo seja inferior à Liga Portuguesa.
Para todos os efeitos, significa que Alexander é um lateral direito bastante ofensivo.
Os números da época que agora findou levaram o lateral de 24 anos a ser chamado à seleção nacional dinamarquesa e muito provavelmente irá estar no grupo dos selecionados para o mundial do Catar no final deste ano.
Alexander Bah é um lateral que é bastante rápido e com muita chegada à área adversária. É um jogador capaz de jogar em qualquer posição do corredor direito. Aparece frequentemente em zonas de finalização e por norma consegue colocar a bola na área com bastante perigo devido aos seus cruzamentos tensos.
Defensivamente é um jogador capaz e que recorre à sua estampa física para compensar um ou outro posicionamento menos feliz. Com a sua altura (1,84) e a sua velocidade ganha muitos duelos individuais e raramente se desequilibra sempre que encosta no adversário.
É portanto um jogador de equipa grande no nosso campeonato. Por norma, na nossa liga os clubes com aspirações ao título passam grande parte do tempo em momento ofensivo e nesse capítulo Bah será superior a qualquer lateral do Benfica desde a saída de Nélson Semedo. Já em ambiente de competições europeias, clássicos ou dérbis, as suas características de posicionamento poderão ter de melhorar mais existe margem para evoluir.
Esta é uma posição que o Benfica tem deixado desprovida de um titular indiscutível nas últimas épocas e que supostamente Roger Schmidt exige que seja reforçada. O treinador alemão gosta de jogar de forma ofensiva e pressionante, com laterais prontos a fazer “piscinas” e com a possível chegada de Alexander Bah, poderá ver reforçado um setor que não tem contribuído para o momento ofensivo da equipa.
De frisar também que Alexander Bah poderá vir a reencontrar na Luz o seu ex-colega Petar Musa desde de na época 2020/2021 terem jogado juntos na liga principal da Chéquia."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!