Últimas indefectivações

quarta-feira, 18 de maio de 2022

Martim Neto | O novo “8” que promete dar que falar


"Gostarias De Ver Martim Neto Integrado Na Equipa Principal Na Próxima Época?

Sem mais jogos para disputar, a época 2022/2023 do SL Benfica vai começar a ser preparada por Roger Schmidt, que está há poucos dias de aterrar em Lisboa para assinar contrato. O treinador alemão de 55 anos vai começar a analisar jogadores e saber com quem pode ou não contar para uma nova temporada que se espera de êxitos para a nação benfiquista.
Essas observações passam também pela formação, onde os encarnados têm agora um estatuto ainda maior nessa área depois da conquista da UEFA Youth League, há menos de um mês. O presidente do SL Benfica, Rui Costa, já afirmou no início deste ano que deseja reduzir o plantel e dar mais oportunidades aos jovens da formação.
E um dos miúdos a ter em conta por Roger Schmidt para a próxima temporada é Martim Neto, jogador de apenas 19 anos que fez parte dessa gloriosa caminhada europeia em Nyon. Foi titular com o número oito nas costas nos dez jogos da prova e apontou quatro golos, um deles na final frente ao RB Salzburgo. Ao serviço da equipa B realizou 30 partidas e marcou por três ocasiões.
Na última sexta-feira estreou-se pela equipa principal do SL Benfica em Paços de Ferreira, ao entrar aos 68 minutos. O médio português estava em final de contrato com as águias mas renovou por mais um ano, talvez já a pensar em outros voos dentro de casa.
Martim Neto atua como médio interior, preferencialmente do lado direito, mas gosta de subir no terreno e aventurar-se no ataque, pois tem boa qualidade técnica e não é aquele médio que muitas vezes só joga para o lado.
Tem um forte pontapé e prova disso é o belíssimo golo que marcou ao FC Barcelona na quinta jornada da Youth League, num grande remate de meia distância. A sua fisionomia para um jogador ainda tão novo impressiona e pode ser útil nos duelos a meio-campo, tanto pelo chão como pelo ar, devido aos seus 1,81 metros de altura.
Roger Schmidt costuma dar preferência a um esquema tático de 4-3-3 com um futebol ofensivo e pressão alta, onde os médios têm um papel importante na manobra defensiva e ofensiva da equipa. Neste sistema, Martim Neto pode encaixar no onze ao lado de um homem mais experiente no centro do terreno e com um médio-defensivo mais recuado, e assim jogar na posição onde pode render mais, a de médio interior direito.
Mas Schmidt também já utilizou o 4-4-2 em alguns encontros do PSV Eindhoven e aqui a tática é idêntica à que Nélson Veríssimo mais aplicou desde que pegou na equipa para substituir Jorge Jesus.
E uma das maiores discussões que o SL Benfica teve ao longo desta época para esquecer a nível interno foi precisamente sobre quem deveria jogar ao lado de Julian Weigl no meio-campo em 4-4-2, mais concretamente na posição de “oito”. João Mário, Paulo Bernardo e Taarabt andaram a disputar a titularidade entre eles no onze encarnado, sendo que o internacional marroquino foi dos que mais se destacou.
Ainda assim, há quem aponte o dedo ao miolo das águias pelo insucesso desportivo que culminou com o terceiro lugar no campeonato e um futebol pobre em grande parte da temporada. Neste contexto, Martim Neto pode ser o novo intruso a complicar a vida aos três jogadores já referidos caso fique no plantel da próxima época.
E mesmo que não seja já chamado por Roger Schmidt, a sua constante evolução na Segunda Liga a representar a equipa B ou num possível empréstimo a outro clube, pode ser decisiva em mais oportunidades para se mostrar no escalão máximo do futebol português e provar ao técnico alemão que pode contar com ele para o futuro."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!