Últimas indefectivações

segunda-feira, 11 de abril de 2022

Darwin Núñez, a vida entre milhões


"Com três golos do melhor marcador da I Liga, o Benfica voltou às vitórias ao bater (3-1) a Belenenses SAD. A meio da eliminatória contra o Liverpool e envolto em rumores sobre uma transferência milionária, Darwin mantém as águias ligadas ao campeonato

Há jogadores cujas arrancadas, antes de começarem no relvado, já tiveram início na mente dos adversários. Futebolistas com um poder de intimidação que, por vezes, pode nem ter correspondência em real perigo, mas que se traduz em entusiasmo para os seus e medo para os rivais, fatores mentais que não são de rejeitar num jogo que começa na cabeça antes de se expressar pelas pernas.
Darwin Núñez é um desses casos. O uruguaio não é o mais refinado dos dianteiros, tem tendência a pecar na tomada de decisão e, ocasionalmente, realiza gestos técnicos pouco precisos. Não será um produto acabado nem um protótipo de avançado académico, mas tudo isso parece ser esquecido quando Darwin arranca. Se o uruguaio mete os olhos na baliza, há quem jure que o som do seu galope ecoa através da relva.
Longe do título, relativamente afastado do segundo lugar e a meio de uma sedutora eliminatória contra o Liverpool, receber o último classificado do campeonato poderia tornar-se num frete de tarde de sábado para o Benfica. O golo da Belenenses SAD, marcado aos 3 minutos, poderia até acentuar a sensação de dificuldades.
Mas a genica de Darwin é pouco amiga de desconexões e a presente lua de mel que o uruguaio vive com o golo é o melhor atalho para manter o Benfica ligado a um campeonato onde tem sido pouco feliz. O hat-trick do avançado deu a volta à desvantagem, oferecendo o triunfo (3-1) ao Benfica numa fase em que tudo o que está relacionado com Darwin parece ser milionário: os jogos contra o Liverpool na Liga dos Campeões, os rumores de transferências para grandes clubes, os (muitos) golos que marca.
Fiel ao que tinha sugerido na antevisão do embate, Nélson Veríssimo rodou mais de meia equipa, colocando um olho em Anfield. André Almeida (só um jogo a titular em 2022), Morato, Lazaro, Meïté, João Mário (não atuava de início desde janeiro) e Diogo Gonçalves foram lançados de início, mas a visita da única equipa do campeonato que nunca ganhou fora de casa começou atribulada para o Benfica.
Ainda mal se tinha jogado quando a inteligência de Afonso Sousa aproveitou uma perda de bola em zona central para lançar Rafael Camacho, desejoso de mostrar o seu talento. O extremo cedido pelo Sporting dançou à frente de Adel Taarabt, ficando com caminho aberto para devolver o passe a Afonso Sousa, que abriu o marcador.
A desvantagem trouxe ao de cima um Benfica nervoso, estado mental que transparecia da bancada para o relvado e do relvado para a bancada. Aproveitando uma bola mal socada por Luiz Felipe, Otamendi esteve perto do empate, mas Camacho, num remate de fora da área, também obrigou Vlachodimos a aplicar-se.
Teve de vir uma das figuras do campeonato ao resgate do Benfica. Após uma perda de bola no início de construção dos visitantes, Taarabt, eficiente na pressão, serviu Darwin, que não tremeu na área e atirou para o 1-1. Estavam decorridos 22 minutos e o resto do primeiro tempo foi quase uma avalanche de oportunidades para ambos os lados.
Naturalmente mais perigoso, o Benfica esteve perto do 2-1 através de Everton (remate ao poste), Diogo Gonçalves (tiro desviado por Calila) e Taarabt (tirou um adversário da frente e ficou a centímetros do golo). Do outro lado, a Belenenses SAD encontrava uma defesa passiva sempre que atacava. Camacho, em nova tentativa de longe, e Safira, no coração da área, estiveram quase a devolver a vantagem aos forasteiros.
O segundo tempo começou em tom idêntico, com Everton e Diogo Gonçalves a não terem boa pontaria. Com 27 remates feitos em todo o desafio, a falta de eficácia perseguiu todos os jogadores do Benfica. À exceção de um, que contou com um aliado de futebol peculiar.
Adel Taarabt é um jogador cujas virtudes acentuadas são espelhadas por defeitos marcados. Criativo entusiasta, perde bolas em zonas comprometedoras; fantasista reconhecido, não entende o jogo sem ser tentando tirar coelhos da cartola constantemente. Tê-lo em campo é saber que algo acontecerá, para o bem ou para o mal.
Depois de já ter assistido Darwin para o 1-1, o marroquino voltou a ser protagonista aos 54'. Aproximou-se de entrada da área e tentou um passe entre a defesa da Belenenses SAD para o uruguaio. A primeira tentativa foi travada, mas Taarabt não é homem de se deixar inibir. Voltou a tentar e, à segunda, o passe lá entrou em forma de bela assistência.
Bola em Darwin, meia rotação, remate, golo. 2-1.
Quatro minutos depois do 2-1, outro médio de futebol requintado encontrou o poderoso uruguaio. João Mário tem estado afastado das opções de Veríssimo, mas atuou com vontade de mostrar que aqueles pés de veludo contêm futebol mais do que suficiente para ser tido em conta neste plantel. O seu futebol cerebral tem uma natureza bem diferente da de Taarabt, mas, se os opostos se podem atrair, a complementaridade entre os dois poderá ter dado ideias a Veríssimo.
Assistido por João Mário, Darwin atirou para o 3-1. Com 24 golos no campeonato e 30 na temporada, vai encontrando um lugar entre a elite dos goleadores do Benfica.
A descomplexada Belenenses SAD de Franclim Carvalho deu muito espaços a defender, não correspondendo ao conjunto que se apresentou na Luz depois de três jornadas sem sofrer golos. No entanto, os visitantes nunca deixaram de ameaçar Vlachodimos. Perto do fim, Afonso Sousa desperdiçou duas boas chances para reduzir, uma delas após perda de bola comprometedora de Meïté — que nem numa tarde aproveitada por alguns companheiros para reclamar mais minutos conseguiu realizar uma exibição convicente.
Entre os milhões de sonhos que o Benfica levará para Liverpool, tentando-se manter vivo na Champions, e os milhões de rumores aos quais Darwin está associado, o avançado lá vai marcando golos, também eles em grandes quantidades. Neste Benfica de incertezas, longe dos objetivos traçados para as competições internas, é o uruguaio que vai mantendo a equipa presente no quotidiano do campeonato."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!