Últimas indefectivações

terça-feira, 26 de abril de 2022

À quarta é de vez: artístico Benfica arrasa RB Salzburgo e conquista Youth League


"Depois de ter perdido três finais da Champions sub-19, o clube da Luz não deu hipóteses aos austríacos, goleou por 6-0 e venceu o título. Com André Gomes, Martim Neto, Cher Ndour, Diego Moreira ou Henrique Araújo (autor de um hat-trick) a brilharem, o Benfica tornou-se na segunda equipa portuguesa a ganhar a Youth League

Diego Moreira recebeu a bola ainda bem dentro do meio-campo do Benfica, numa zona muito distante da baliza do RB Salzburgo. Mas o talento do canhoto é destemido e a localização não o impediu de, num misto de técnica e ginga ágil, deixar um adversário pelo caminho. O contra-ataque estava lançado, Diego aproveitou a rota aberta por si para progredir e começar um lance de potencial perigo para os austríacos.
Cruzada a linha do meio-campo, e quando o entusiasmo da transição — conjugado com a confiança dada pelo 3-0 no marcador — podia levar à precipitação, Diego fez o que define os craques: no meio da vertigem, parou. Aplicou a pausa, esse às de trunfo do futebol, para olhar e ver a desmarcação de Henrique Araújo.
Com um passe a descrever um arco na direção do avançado, Diego Moreira isolou Araújo. Com tempo para pensar na finalização, Henrique esperou até à última, penteando suavemente a bola, acariciando-a para que esta seguisse as suas ordens. A bola, seduzida, cumpriu os desejos do ponta-de-lança, deixando o guarda-redes batido.

O 4-0 do Benfica contra o RB Salzburgo foi, não só, a confirmação de que o troféu da Youth League iria para Lisboa, mas também a obra de arte futebolística que selou uma conquista feita após uma exibição de sonho. Depois de três derrotas em finais da Champions sub-19 (Barcelona em 2014, RB Salzburgo em 2017 e Real Madrid em 2020), a equipa de Luís Castro não quis saber de maldições, malapatas ou superstições.
Saltou para o campo, em Nyon, disposta a fazer acontecer um tsunami de talento e arrojo, para o qual os austríacos nunca apresentaram soluções. O 6-0 final atesta a enorme superioridade dos portugueses, que se juntam ao FC Porto de 2018/19 como equipas nacionais a terem erguido a principal prova de clubes de sub-19 da Europa.
Como foi habitual em vários jogos desta caminhada, o Benfica entrou praticamente a vencer. Aos dois minutos, Ndour, peça importante para a pressão alta do Benfica, soltou-se pela esquerda, com uma primeira tentativa de Henrique Araújo a ser defendida. Na sequência do lance, a astúcia de Diego Moreira permitiu a Martim Neto rematar para o golo mais madrugador da história da Youth League.
Logo a seguir, Henrique Araújo, reforço para esta final, esteve quase a aumentar a vantagem, o que viria mesmo a suceder aos 15'. Após uma boa jogada iniciada na defesa do Benfica, Martim Neto, médio capaz de fazer valer a sua influência no último terço, serviu Henrique Araújo, que provou ter faro de golo pouco comum para um jovem.

Na meia-final, o Benfica sentiu o que era desperdiçar uma vantagem de 2-0 e, para que não houvesse dissabores semelhantes, a atuação de André Gomes na baliza dos lisboetas foi crucial. O 6-0 traduz uma grande superioridade do Benfica, mas, quando os austríacos esboçaram uma reação, André Gomes foi decisivo para evitar o 2-1.
Muito calmo e confiante, o guardião, de apenas 17 anos, impediu o golo de Simic com uma boa estirada, no mais vistoso momento de uma tarde em que deu muita segurança e evidenciou conforto e capacidade no jogo de pés.
Se o final do primeiro tempo tinha trazido um esboço de reação por parte do RB Salzburgo, o arranque da segunda parte deixou tudo, definitivamente, decidido. Aos 53', uma arrancada de Pedro Santos permitiu a Ndour, sempre com raio de ação alargado, fazer o 3-0 e, aos 58', Diego Moreira e Henrique Araújo protagonizaram o já mencionado momento de magia para fazer o 4-0. Com o adversário sem reação, e já com Luís Semedo em campo, Pedro Santos voltou a desequilibrar para que o recém-entrado avançado fizesse o quinto golo do Benfica.
Com os muitos adeptos do Benfica nas bancadas já em festa, a equipa de Luís Castro nunca tirou o pé do acelerador e, aos 89', um penálti permitiu a Henrique Araújo fazer o 6-0 final. Os três golos marcados pelo ponta-de-lança, a juntar à muita técnica e inteligência a jogar nos apoios, colocam o madeirense como a grande figura da tarde.
Desde há vários anos referência internacional na formação, o Benfica procurava, há muito, um triunfo na Youth League que fizesse jus à regularidade das participações do clube da Luz na prova. O talento de André Gomes, Martim Neto, Diego Moreira ou Henrique Araújo revelou-se, com estrondo, à Europa do futebol.
Nas bancadas, Rui Costa e Nélson Veríssimo aplaudiam cada golo do Benfica. Depois de uma tarde que marcará as suas ainda curtas carreiras, veremos o que trará o futuro para mais uma geração cheia de talento vinda do Seixal."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!