Últimas indefectivações

quinta-feira, 17 de março de 2022

Alejandro Grimaldo | O lateral goleador


"Achas que o lateral goleador do SL Benfica tem estado a altura do desafio?

O Sport Lisboa e Benfica está a ter uma temporada para esquecer! O campeonato é já uma miragem e a única competição que ainda tem em disputa é a liga dos campeões.
Poucos são os jogadores que têm dado nas vistas no plantel encarnado e as exibições têm estado, de forma geral, completamente aquém do esperado no início da temporada.
A par de Darwin Núñez e Rafa Silva, por exemplo, Grimaldo é daqueles jogadores que têm de ser enaltecidos, isto com o seu devido asterisco.
Grimaldo tem sido um dos melhores jogadores no plantel de Nélson Veríssimo, o que não quer dizer assim tanto, até porque, de forma geral, os jogadores estão todos uns furos abaixo do esperado.
No plantel encarnado, Alejandro Grimaldo surge como a única opção segura e viável para jogar na lateral esquerda do SL Benfica e tem sido assim nos últimos anos. O SL Benfica tem tido dificuldade em arranjar uma alternativa que não comprometa, o que poderá ser um grande problema caso este se lesione ou acabe por sair da Luz.
Grimaldo está a realizar uma temporada que, estatisticamente, se aproxima da sua melhor época de águia ao peito. Em 41 jogos já realizados nesta época, o lateral formado na La Masia conta já com seis golos e oito assistências na sua conta pessoal.
Estes são números bastante decentes para um defesa, mas quem vê Grimaldo jogar sabe perfeitamente que este não é bem um defesa tradicional. É daqueles laterais que tem mais facilidade no processo ofensivo do que propriamente no processo defensivo e embora tenha as suas vantagens, por vezes compromete o equilíbrio da equipa.
No futebol moderno é bastante comum os laterais serem parte fulcral do ataque e é aqui que Grimaldo se tem destacado. Porém, o facto de se envolver tanto em zonas mais avançadas do terreno de jogo faz com que, por vezes, a parte defensiva fique descurada.
Sem dúvida alguma que Grimaldo é um excelente jogador e seria, na minha opinião, fantástico a jogar num esquema com três centrais onde possa “esquecer” um pouco a tarefa defensiva, mas não é o que tem acontecido. Aliás, isto já foi provado em ocasiões em que as águias jogaram com três jogadores no eixo defensivo, como no tempo de Jorge Jesus.
Espera-se que as boas exibições de Grimaldo continuem e que o rendimento da equipa acompanhe essa boa forma. Já pouco resta desta temporada, se bem que a passagem aos quartos de final da liga milionária ajuda a atenuar uma temporada que tem sido completamente desastrosa."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!