Últimas indefectivações

sábado, 8 de janeiro de 2022

Da análise para o jogo – As palestras táticas de Renato Paiva no IDV


"Um dos momentos que tem ganho mais preponderância dentro do microciclo e como veículo de transmissão dos conteúdos do plano de jogo, em complemento com o trabalho realizado em campo no treino, são os momentos de análise em que é possível – graças ao suporte da imagem em vídeo e ao discurso do treinador – aumentar o tempo de aquisição de conceitos de complexidade crescente. Numa série divulgada no canal do clube, é possível assistir a partes das palestras de Renato Paiva no IDV e é de salientar a clareza e a forma simples – nunca redutora – como transmite os conteúdos do seu modelo de jogo e do plano estratégico aos jogadores. Em relação a estas, podemos descortinar assim alguns dos princípios da equipa, campeã nacional, em momento de organização ofensiva:


Sendo assim, temos:
- Assumindo que os centrais exteriores do adversário vão saltar sobre os médios ofensivos (que formam um quadrado no corredor central com os médios centro) e os alas a saltar nos alas, criar situações de superioridade no corredor com um dos médios centro a ir receber ao corredor lateral.
- Médio ofensivo do lado contrário mais posicional, não sendo atraído muito pelo posicionamento da bola para que quando o bloco adversário bascule ao corredor esse mesmo médio possa estar solto no espaço ao lado do “6” atraído e possa receber fora da pressão (circulação tática planeada com saída de central para central, central para ala, ala devolve e central liga por dentro nesse médio). Sempre com o princípio de chamar a pressão alta do adversário para procurar os espaços livres.
- Possibilidade do médio ofensivo do lado da bola ir em rotura e o ponta vir em apoio receber por dentro com apoio frontal dos médios para fazer 3º homem e o médio ofensivo do lado contrário entrar em rutura – sendo essencial perceber os espaços para atacar essa profundidade. Em alternativa a atacar pelo corredor “forte” (pressão do adversário atraída) seria realizar 2/3 passes para chamar o bloco e colocar na largura máxima do lado contrário com diagonais longas, acelerando o jogo pelo lado contrário.
- Em caso de pressão muito alta do adversário, na reposição de bola ou passe atrasado ao GR (que nesse momento, devido ao forte encaixe individual, será o homem livre), baixar quase toda a equipa menos os três da frente aclarando o espaço central, partindo o bloco de pressão adversário e ativando as saídas com jogo direto do GR. Aí os centrais exteriores abrem na largura máxima como laterais, os alas projetam-se a meia altura, um dos médios vai pedir como central e os dois médios ofensivos podem baixar ao espaço aclarado sendo depois necessário perceber o comportamento dos centrais adversários: se os dois acompanham ao mesmo tempo e deixam o ponta em situação de 1v1 ativa-se o jogo direto no ponta que terá possibilidade de ligar com os movimentos de rutura dos alas de fora para dentro.
(...)"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!