Últimas indefectivações

sábado, 8 de janeiro de 2022

O Natal também serviu para mudar mentalidades


"Não estará na hora de mudar mentalidades no futebol português?

Lucas Veríssimo passou o Natal com Tabata e Matheus Reis, jogadores do Sporting CP e com Lucas Fernandes, jogador do Portimonense SC. Depois de Amanda Veríssimo, esposa do atleta do SL Benfica, ter partilhado nas redes sociais uma publicação que mostrava que as famílias dos jogadores estavam reunidas na ceia de Natal, a polémica instalou-se.
Começaram as especulações em volta dos atletas e até mesmo dos clubes. Alguns órgãos de comunicação social publicaram notícias que diziam que os dirigentes do clube da Luz tinham pedido aos seus atletas para não fazerem festas com muita gente, devido aos elevados casos de COVID-19.
Outro aspeto referido nessas notícias foi o facto de os jogadores não terem máscara no momento da fotografia. A verdade é que, numa situação destas, qualquer pessoa tiraria a máscara para a fotografia. Não vale a pena estar a “atirar pedras” aos quatro atletas e às respetivas famílias, quando poderíamos muito bem ter feito o mesmo.
Aliás, se estavam testados, como costumam fazer regularmente, e se já tinham jantado todos no mesmo espaço, esse pormenor da máscara não me parece que seja grave. A meu ver, acontecimentos como este deviam ser mais frequentes.
Já não é a primeira vez que jogadores com a mesma nacionalidade, ou não, se juntam para festejar ocasiões como esta. Muitos deles encontram-se nas seleções e não é por representarem equipas diferentes que não podem conviver. Se assim for, comecem a separar os jogadores por equipas, quando estes forem convocados pelos selecionadores.
O problema de toda esta “polémica” deve-se ao momento que o futebol nacional vive, atualmente. Qualquer coisinha é motivo para fazer um escândalo. Qualquer coisinha leva a que se critiquem atletas, quando estes cometem erros dentro de campo.
Há adeptos que, assim que um jogador falha um corte contra um jogador que é seu amigo, criticam-no duramente. Isto assemelha-se um pouco àqueles casos em que os jogadores trocam de clubes dentro do mesmo campeonato.
Não me sai da cabeça o caso do Otamendi. Assim que assinou pelo SL Benfica, foi criticado por imensos benfiquistas. Eu mesma o fiz e hoje posso mesmo dizer que me arrependo. E como eu muitos outros. É dos melhores jogadores do plantel e dos poucos que deixa tudo em campo.
Mais uma vez, devemos acreditar que são profissionais e que sabem separar as coisas, tendo sempre o máximo de respeito pelo papel que desempenham. Claro que também há casos em que isto não se verifica, mas quero acreditar que são menos.
Neste caso em concreto, é mais do que óbvio que esta amizade entre os quatro atletas não é de agora e ninguém pode colocar em causa o profissionalismo de algum deles. Matheus Reis e Tabata são jogadores importantes que Rúben Amorim tem à disposição.
Lucas Veríssimo, apesar de estar lesionado para o resto da época, é um dos melhores jogadores dos encarnados e Lucas Fernandes também não pode ser “crucificado” por partilhar momentos destes com os restantes, porque nunca comprometeu a equipa que representa.
E por falar em Rúben Amorim, o técnico veio em defesa de todos eles, dizendo que não vê nenhum problema na fotografia. “Em relação à foto… eu não vejo nenhum problema, sou muito sincero. Em relação ao ser muita gente, há muitas famílias gigantes que se encontram.
Acho que é um bocado injusto estar a dizer que oito pessoas juntarem-se pode dar problemas. Eu tive oito pessoas na minha casa, tudo testado. Pelo que sei, as pessoas e os jogadores que estavam nessa foto, estavam testados. Se são do Sporting CP, do SL Benfica, do Portimonense SC, é-me completamente indiferente.”
São opiniões como esta que devem ser mais frequentes. É preciso mudar mentalidades no futebol português, e mais uma vez, clubismos à parte, o técnico dos leões esteve muito bem no que disse. Se muitos adeptos são influenciados pelo que se especula, é importante que os superiores dos clubes venham defender os seus atletas.
Nesta caso, tal como tenho vindo a referir ao longo do artigo, não é caso para se levantar um problema do tamanho do que se levantou. São apenas quatro famílias amigas que se juntaram para celebrar uma festividade que em muito representa a união entre as pessoas.
Espero que no futuro haja mais exemplos como este, porque só assim é que se podem começar a normalizar situações como esta. Como se costuma dizer “amigos, amigos, negócios à parte”.
Este ditado encaixa perfeitamente nisto, ainda que deva ser um pouco alterado – “Amigos, amigos, jogos à parte”. Fora de campo são amigos, dentro das quatro linhas são profissionais!"

1 comentário:

  1. Não vejo qualquer mal nisso...a duvida que tenho é :
    Lucas Fernandes infectado com COVID. Lucas Verissimo infectado com COVID.
    OS JOGADORES DO ZBORDING ESTÃO IMUNES OU AINDA NÃO CHEGOU A VEZ DESTES ?

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!