Últimas indefectivações

domingo, 19 de dezembro de 2021

Gilberto | Um patinho feio que virou cisne no SL Benfica?


"Será Gilberto um jogador com nível de SL Benfica?

Gilberto Júnior chegou ao SL Benfica em agosto de 2020, tendo custado aos cofres da Luz três milhões de euros. O lateral direito foi uma das contratações da mítica época em que mais se investiu na equipa, mas o seu rendimento em 2020/21 ficou aquém do esperado.
É certo que nessa temporada todos desiludiram, de certo modo. Jorge Jesus tinha colocado as expectativas em alta e a verdade é que o SL Benfica não conquistou nada. No entanto, há quem defenda que, na temporada transata, Gilberto complicou mais do que ajudou, apesar de ter estado presente num total de 36 jogos e de ter feito três assistências.
Contudo, esta temporada parece trazer um panorama diferente para o lateral de 28 anos. Em 17 jogos realizados até ao momento, marcou três golos e um deles foi mesmo decisivo. Aos 88 minutos do jogo frente ao CD Tondela, quando muitos adeptos começavam a acreditar que o resultado ia terminar com um empate a uma bola, Gilberto decide alterar o rumo do jogo.
O brasileiro entrou na segunda parte e foi fundamental, uma vez que, a dois minutos do final do tempo regulamentar marcou o golo que garantiu os três pontos para as águias. A boa exibição de Gilberto fez com que o treinador Jorge Jesus o elogiasse no final do encontro. “Gilberto é um patinho feio para os adeptos, mas com bola tem bom critério”. E a verdade é que a evolução do lateral direito é notória.
O brasileiro, que também já tinha feito o gosto ao pé frente ao FK Spartak Moscovo na primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, decidiu voltar a deixar a sua marca pessoal na última jornada da fase de grupos da competição.
E que bela maneira de marcar um golo. Depois de aproveitar uma bola perdida na grande área do FK Dínamo Kiev, rematou de forma fulgurante para o canto superior da baliza defendida por Bushchan.
A excelente prestação de Gilberto nesse jogo, que permitiu ao SL Benfica passar à próxima fase da competição, foi premiada da melhor maneira. Gilberto, a par de Vlachodimos, esteve presente na equipa da semana da sexta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.
O espírito que o jogador tem deixado em campo não passa despercebido aos adeptos benfiquistas, sendo que, para muitos, o patinho feio já virou cisne. O lateral confessou que, quando veste a camisola do SL Benfica, entra em campo para dar tudo e isso tem sido notável.
Para além do apoio que tem dado ao ataque dos encarnados, da velocidade, do bom drible e dos bons cruzamentos que tem feito, a garra que deixa dentro das quatro linhas, como por exemplo, no jogo frente ao FC Bayern de Munique, tem conquistado cada vez mais aqueles que não gostavam do jogador.
Convém frisar que concorrência de qualidade não lhe falta. Sim, a lateral direita das águias tem inúmeras opções, como Diogo Gonçalves, André Almeida, Lázaro e até mesmo Radonjic.
No entanto, a sorte também parece estar do lado de Gilberto. André Almeida esteve lesionado durante muito tempo e agora que regressou tem ocupado o lugar do lesionado Lucas Veríssimo.
Diogo Gonçalves e Lázaro também têm tido uma época azarada, no que diz respeito a lesões e Radonjic, para além das lesões musculares de que tem sido vítima, também não é uma aposta segura do treinador, tendo jogado, até ao momento, apenas 277 minutos.
A conjugação de todos estes fatores tem permitido que Gilberto mostre o melhor de si. Para muitos pode ser apenas sorte, para outros, o jogador conseguiu adaptar-se às ideias do treinador e ao estilo de jogo da equipa e está finalmente a provar o seu valor.
Resta agora saber se esta garra e qualidade demonstradas nos últimos jogos vão continuar ou se esta é apenas uma fase de sorte para Gilberto. Terá o patinho feio virado um autêntico cisne?"

3 comentários:

  1. Na mítica época em que os cartilheiros e os que emprenham de ouvido dizem que investimos 100M vendemos ou dispensamos jogadores em valor superior a 120M. Ficamos sem Jonas , Salvio e muitos outros - é verdade que ninguém dava dinheiro por eles - mas eles jogavam como cracks que se os tivessemos de comprar teriamos de pagar muito mais de 100M. Portanto ouve desinvestimento mau grado a despesa de 100M. DESPESA NÃO É INVESTIMENTO, A EQUIPA PERDEU VALOR COMPETITIVO - já não sei quem saiu talvez o ruben. NÃO EMPRENHEM PELO OUVIDO.

    ResponderEliminar
  2. O valor de um lateral tem de ser avaliado em conjunto com o extremo correspondente e com a tatico. Por exemplo os laterais do Gaitan são todos uns inválidos pq o menino não os ajudava

    ResponderEliminar
  3. Dizer que o gilberto complicou no ano passado é não querer ver o que tem feito o Everton. Vale mais uma perna do gilberto que o everton todo e ainda por cima impede que outros ganhem minutos de jogo

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!