Últimas indefectivações

quarta-feira, 2 de junho de 2021

Duas vitórias, uma causa humanitária


"Uma onda de solidariedade a favor das vítimas do terramoto de Messina, a que o Benfica não foi alheio

A 28 de Dezembro de 1908, Itália sofreu um dos mais mortíferos terramotos de sempre. Portugal não ficou indiferente, tendo-se realizado, um pouco por todo o país, várias actividades de angariação de fundos e donativos a favor dos sobreviventes da catástrofe. Entre as que despertaram maior entusiasmo do público estavam os eventos desportivos, demonstrando o seu papel relevante na participação da comunidade. O Benfica, com o traço solidário que o caracteriza, participou em diferentes provas, alcançando dois títulos históricos.
O desafio de futebol entre os grupos mistos de jogadores ingleses e portugueses, compostos pelos 'melhores «players», actualmente em Lisboa', era considerado o 'maior acontecimento desportivo dos últimos tempos'. Adiado várias vezes devido ao mau tempo, era 'esperado com verdadeira anciedade' pelos adeptos, cujos bilhetes foram muito disputados. Finalmente, a 2 de Fevereiro de 1909, no Campo do Lumiar, os dois conjuntos entraram sob calorosas salvas de palmas da numerosa assistência. O grupo português era composto maioritariamente por jogadores do Benfica, nomeadamente Persónio, Mocho, Cosme Damião, Artur José Pereira, António Costa, Luís Vieira, António Meireles e Carlos França.
O jogo 'foi brilhante, notando-se logo de princípio no grupo portuguez uma união e energia que inutilizaram os melhores esforços do grupo inglez', tendo terminado com a vitória dos portugueses, por 4-1, em que um dos tentos foi marcado por António da Costa. Foi uma vitória importante do grupo português, 'tanto mais lisonjeiro por ser raro', mas principalmente para a causa humanitária, calculando-se que a receita tenha excedido a soma de 200 mil réis.
Cindo dias depois, no Velódrome da Palhavã, realizou-se um concurso de jogos atléticos mas, infelizmente, a assistência 'não passou de regular', devido a dois adiamentos e a um 'dia um pouco desagradável'. Todavia, a 'festa, sportivamente, foi um triumpho'. Numa prova duramente disputada o benfiquista Alfredo Camecelha venceu na especialidade de lançamento do peso, lançando a 'bala de ferro de 7.25 kilos a 9m30, o que é muito bom', destacando-se 'a maneira elegante como lança o peso'. Um marco incontornável, pois esta vitória individual foi a primeira em atletismo da história do Clube.
Saiba mais sobre acontecimentos da história do Clube e da capital portuguesa no área 14 - Lisboa e Benfica do Museu Benfica - Cosme Damião."

Lídia Jorge, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!