Últimas indefectivações

terça-feira, 4 de maio de 2021

Os intensos primeiros passos do futsal benfiquista


"No seu primeiro mês de actividade, o futsal participou em 11 partidas, entre estreias, inaugurações e torneios

Desde Junho de 2001 que os adeptos benfiquistas aguardavam a chegada do futsal. O treinador Alípio de Matos encabeçava o projecto, apoiado pela Direcção. A apresentação dos jogadores aos sócios fez-se em 5 de Setembro de 2001, num treino realizado no pavilhão n.º 2 do antigo Estádio da Luz, e foram bem recebidos.
O primeiro jogo foi frente ao Miramar FC (D 2-3), em 13 de Setembro de 2001, estando o 'pavilhão preenchido com largas centenas de adeptos'! Criticou-se, então, o excesso de rigor da arbitragem sobre a equipa estreante. Até ao final do mês, o Benfica jogaria dez partidas.
Os dois encontros seguintes convenceram de que o caminho estava a ser bem traçado. Os futsalistas foram a Matosinhos para participar no seu primeiro torneio, o V Torneio Mário Brito, organizado pelo Freixieiro. Depois de um jogo renhido, que acabaram por vencer frente ao Atlético, os 'encarnados' disputaram a final com a equipa organizadora, que começou a partida com grande força e a vencer. Sentindo adversidades, os benfiquistas reagiram pela positiva e 'partiram para uma exibição de luxo, com golos extraordinários', que ditaram uma delirante vitória por 6-1 e o primeiro troféu para a nova modalidade do Benfica, em 16 de Setembro.
Seguiram-se jogos da estreia do GD Bons Dias e do CR Piedense e a inauguração do pavilhão de Góis, frente ao Sporting de Vilaverde. Parecia que, no futsal, era mote perder-se no dia de estreia, pois o Benfica venceu todos!
Decorreram outros dois torneios antes do final do mês. O Torneio Santo António dos Cavaleiros foi conquistado pelo Benfica em 23 de Setembro, apesar das dificuldades apresentadas ao Clube. No último dia de Setembro, o Benfica disputou três partidas na tarde desse domingo, para o Torneio Cidade de Almada, que acabou por conquistar depois de três vitórias frente ao CM Amora, ao Vilaverde e ao difícil Atlético, esta arrancada a penalidades.
O futsal, diferente do futebol, tem, efectivamente, uma maior intensidade, pela velocidade e dinâmica das jogadas, carregadas de pressão. Isso esteve patente nos primeiros jogos do futsal 'encarnado', tanto que estavam conquistados 3 troféus em menos de 3 semanas!
A semana seguinte foi de pausa. Aí, intensificaram-se os treinos e, em 8 de Outubro, deu-se a estreia do Benfica no Campeonato Nacional, frente ao Instituto D. João V (V4-3). Nessa edição, o Benfica alcançou o 2.º lugar, atrás do Freixieiro.
Conheça outras conquistas do futsal benfiquista na área 3 - Orgulho Eclético, no Museu Benfica - Cosme Damião."

Pedro S. Amorim, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!