Últimas indefectivações

terça-feira, 4 de maio de 2021

Quando a competição é esperança


"No Futebol de Formação, os últimos dias ficaram marcados pelo regresso à atividade dos diversos escalões e pelo surgimento em agenda dos denominados "Torneios Nacionais", lançados pela Federação Portuguesa de Futebol. Para o SL Benfica, trata-se do regresso à competição nacional dos escalões de Sub-19 e Sub-17, mais de um ano depois da interrupção registada em março de 2020, por força da crise pandémica.
Desde então, o Clube soube adaptar-se às limitações impostas pela COVID-19 e deu continuidade ao trabalho de referência no desenvolvimento de jovens jogadores, recorrendo à versatilidade e conhecimento de causa de uma estrutura habituada a grandes desafios: desde o foco no trabalho de desenvolvimento individual a estratégias de trabalho à distância, passando pelo projeto singular a nível nacional de estágios a norte e sul do país para jogadores oriundos de zonas longínquas de Lisboa. Todas as ferramentas foram colocadas ao serviço dos nossos jovens para que pudessem manter-se na "crista da onda" da sua progressão desportiva e pessoal.
E a competição não deixou de ser um cenário real para muitos jogadores das próprias gerações de Sub-19 e Sub-17. Mantendo a lógica já enraizada de proporcionar contextos competitivos de elevada exigência para jovens em idades precoces, mais de duas dezenas de jogadores destas idades têm tido oportunidade de competir esta época nos patamares de Sub-23 e Equipa B, acelerando o seu processo de crescimento e preparação para um dia cumprirem o sonho de vestir o Manto Sagrado na Equipa A. O recorde batido este fim de semana por Cher Ndour, ao tornar-se o jogador mais jovem de sempre a jogar pela Equipa B na Segunda Liga (com 16 anos e 279 dias), superando João Félix, foi apenas mais um sinal evidente desta estratégia de sucesso. A estes factos, há a acrescentar a brilhante participação benfiquista na última edição da UEFA Youth League.
Em suma, a conclusão é óbvia: apesar do contexto fortemente adverso e limitativo no que diz respeito à existência de competição, o Sport Lisboa e Benfica conseguiu proporcionar condições aos seus jogadores que não têm paralelo a nível nacional.
Desde o passado dia 19, em que foi reativada a atividade desportiva nos escalões de formação, e em formato coletivo, entrámos numa nova fase marcada pela alegria do treino e do jogo, pela esperança de voltar a viver uma realidade normalizada no futebol jovem.
Os Torneios Nacionais organizados pela FPF são mais um sinal de otimismo e uma iniciativa que o SL Benfica aplaude de forma convicta. No processo de formação de jovens futebolistas, nada consegue realmente substituir o jogo e as experiências que o mesmo oferece. Por isso, estas duas competições serão encaradas no Benfica Campus como uma oportunidade para proporcionar a realidade do jogo a mais jovens, beneficiando também de um quadro competitivo que dá garantias de exigência elevada, ao encontro dos objetivos formativos do Clube.
Além destes torneios, a agenda do Futebol de Formação benfiquista passa também a estar recheada de jogos particulares em todos os escalões, desde os Iniciados aos Petizes, desde as equipas a atuar em Lisboa (nos Pupilos do Exército) aos Centros de Formação e Treino espalhados pelo país (em Faro, Aveiro, Viseu, Braga e Vila Real), desde os jovens em atividade no Benfica Campus aos que se encontram nos estágios levados a cabo a norte (em Vouzela) e sul (em Lagoa) do país.
É tempo de respirar fundo e abraçar o futuro com um sorriso renovado, com a consciência de que os nossos jovens deram continuidade ao seu trajeto e estão preparados para os novos desafios. É tempo de competir! É tempo de esperança!"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!