Últimas indefectivações

sexta-feira, 12 de março de 2021

Riqueza nacional


"Santiago é a segunda maior cidade de Cuba, fica no sudeste da ilha e a quase 900 quilómetros de Havana. É a terra onde nasceram nomes da cultura cubana, como os músicos Compay Segundo ou Ibrahim Ferrer, estrelas do Buena Vista Social Club. É local de dança e de Carnaval, mas também de rica história. Foi em Santiago de Cuba que Fidel Castro proclamou a vitória da Revolução Cubana, no primeiro dia de 1959, e esta é a cidade onde, em 30 de Junho de 1993, nasceu o português Pedro Pablo Pichardo Peralta.
Pichardo foi campeão mundial de juniores em 2012, vice-campeão em 2013, e em 2015 alcançou aquela que é, ainda hoje, a quinta melhor marca da história no triplo salto:18,08 metros. Em 2017, durante um estágio da selecção cubana na Alemanha, Pichardo desertou para parte incerta. Ficou impedido de representar o país de nascença e foi proibido de voltar a Cuba nos oito anos seguintes. Numa operação que o desviou do Barcelona, Pedro veio para Portugal e assinou pelo Benfica. Teve de esperar cerca de ano e meio para poder representar a selecção nacional (e havia tanto para dizer sobre isso...), mas estreou o equipamento vermelho e verde em Agosto de 2019 com uma vitória no triplo durante o Europeu de Nações. Foi quatro nos Mundiais ao ar livre e conquistou agora o ouro nos Europeus de pista coberta.
Pedro e os seus terão, com certeza, saudades dos amigos e familiares que deixaram nas Caraíbas, bem como de Santiago de Cuba, da bela cidadela de San Pedro de la Roca (Património da Humanidade pela UNESCO) ou do Parque Baconao, Reserva da Biosfera desde 1987. Hoje, Pedro Pichardo vive no Pinhal Novo e treina arduamente em Setúbal, com foco, disciplina e apoio do Sport Lisboa e Benfica e do projecto do Benfica Olímpico. Vivemos no mesmo concelho, e eu tenho um orgulho enorme de ter um compatriota e vizinho como ele. Obrigado, Pedro!"

Ricardo Santos, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!