Últimas indefectivações

sábado, 7 de novembro de 2020

Liberdade, resultado e responsabilidade


"Mais um ano lectivo. É um ano lectivo diferente, um ano lectivo em que voltámos a respirar a escola e, muito apreciadamente, voltámos a jogar à bola.
Por isso, em relação ao anterior, este será um ano lectivo de liberdade, mas como todos sabemos (ou devemos relembrar...), com a liberdade vem sempre a responsabilidade.
Continuaremos a monitorizar e premiar os resultados, porque esses têm sempre de aparecer. Continuaremos a avaliar a assiduidade e o comportamento enquanto produtor de um ambiente construtivo na sala de aula, que se estende bem para lá das suas paredes, fomentando o respeito mútuo e cimentando amizades. Criando, enfim, um ambiente saudável, de harmonia, tolerância e sã convivência em toda a comunidade escolar e para além dela.
Tudo isto é importante, mas é sobretudo importante a atitude individual, porque vai ser o comportamento de cada um que nos vai permitir, a todos, continuar em liberdade. Por isso, resultado, liberdade e responsabilidade serão os drivers neste ano desafiante. E serão avaliados por isso!
Foi mais ou menos assim que me dirigi, num pequeno vídeo, aos jovens do projecto Para ti Se não faltares!, que agora reiniciam entusiasticamente as actividades desportivas por que tanto ansiavam.
E a resposta a este apelo começou a chegar, de Marvila, de Paranhos, da Boavista, de São Domingos de Benfica, de Ponte de Sor, da Penha de França. Dez escolas com centenas de jovens alinhados no projecto e determinados a conquistar os seus objectivos e levar por diante o vírus ou o que mais se lhes atravessar ao caminho. Todos os dias me chegam reportes de um cumprimento, quase religioso, com alegria, sem enfado, de todas as regras, desinfecções, afastamentos, máscaras, alterações ao treino e tudo o mais. Os nossos jovens levam a peito a mensagem e sabem que vão ser avaliados, também, pela sua atitude responsável. Por isso, como sempre, são o máximo num comportamento exemplar que nos enche de orgulho e que dá o melhor exemplo dos colegas e famílias. Não esperávamos menos. Sabemos bem de que massa são feitos estes jovens e os valores que ganham com a Fundação Benfica.
Parabéns e obrigado a todos. E já sabem, como sempre, não baixar a guarda nunca, manter a pressão, dominar as circunstâncias.
Bom ano, em liberdade!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!