Últimas indefectivações

terça-feira, 24 de novembro de 2020

Aceitas ser meu adversário?


"Foram vários os obstáculos que o Benfica teve de ultrapassar para se sagrar o primeiro campeão olímpico nacional de futebol

Cosme Damião tinha uma tarefa difícil em mãos, estando 'próximo do desespero'. Tinha sido encarregado pela Sociedade Promotora de Educação Physica Nacional para encontrar um clube com que o Benfica disputasse um 'match de foot-ball', incluído no programa dos primeiros Jogos Olímpicos Nacionais.
Este evento, realizado entre 25 de Maio e 29 de Junho de 1910, visava a promoção do desporto e a preparação dos atletas para os próximos Jogos Olímpicos, em Estocolmo (Suécia), através da disputa de uma série de provas. Apesar de a causa ser nobre, Cosme Damião lutava contra sérias dificuldades, devido à 'inércia d'uns, a má vontade d'outros, (e) o despeito de terceiros'. Em último caso, realizar-se-ia um desafio entre os 1.ºs e 2.ºs teams do Benfica. Felizmente, não foi necessário.
A 19 de Junho, o Benfica recebeu o Sport União Belenense, no Campo da Feiteira. Num 'costume entre nós desconhecido ainda', os capitães dos dois grupos, Cosme Damião e Francisco Bellas, e o árbitro convidaram um representante da Sociedade Promotora a dar o pontapé de saída.
Estava um intenso calor e, na primeira parte do encontro, a equipa benfiquista jogou de frente para o sol. O clube anfitrião apresentou uma equipa composta com elementos das três categorias, em substituição de alguns jogadores da equipa principal. Félix Bermudes foi escolhido para substituir o guarda-redes, 'adoecido à última hora' e, apesar de não ser essa a sua posição habitual, defendeu bem alguns remates e a primeira parte terminou sem golos.
Após o intervalo, Artur José Pereira inaugurou o marcador a favor do Benfica. Porém, numa jogada mais perigosa, Félix Bermudes, não tendo a serenidade de alguém que está habituado a defender entre os postes, saiu da 'área do goal' e permitiu a entrada da bola. O encontro foi desempatado por Cosme Damião, que marcou o golo da vitória e fixou o resultado em 2-1. Vitória que fez do Benfica campeão olímpico nacional de futebol!
O Troféu dos Primeiros Jogos Olímpicos Nacionais, o troféu de posse definitiva mais antigo do acerco do Clube, pode ser admirado na área 1 - Ontem e Hoje do Museu Benfica - Cosme Damião."

Lídia Jorge, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!