Últimas indefectivações

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Vermelhão: Sofrido!

Benfica 3 - 2 Farense


Não estava à espera de um jogo destes, e aparentemente nem a equipa técnica do Benfica, pois desta vez pareceu-me que a estratégia do Farense surpreendeu o Benfica, pois raramente conseguimos travar as saídas para o ataque dos alargavios, que acabaram o jogo na Luz, com mais remates à baliza e provavelmente mais oportunidades do que o Benfica! Algo raríssimo acontecer na Luz em jogos do campeonato...!!!

Do ponto de vista do espectáculo até foi um bom jogo, diferente daquilo que estamos habituados no Tugão, mas nós como Benfiquistas, dispensamos este tipo de emoções... Um jogo decidido ao intervalo, é sempre bem mais agradável!!!

A superioridade do Farense no meio-campo foi quase fatal, na minha opinião o Luca deveria ter 'baixado' para o meio-campo...  Assim ficámos sem capacidade para recuperar bolas na pressão alta, deixando a nossa linha defensiva exposta à velocidade nas costas, que com o Jardel em campo foi muito explorada pelos adversários! Aliás até na nossa fase de construção, houve um 'ataque' premeditado sempre que o Jardel recebia à bola!!!

E assim, o Odysseas acabou por ser provavelmente o melhor em campo...!!! Sendo que o Seferovic saltando do banco, com dois golos decisivos, foi eleito MVP... O Otamendi ficou ligado aos golos do Farense, mas até fez uma exibição razoável... sendo que para mim, o único problema 'grave', é mesmo o jogo aéreo como se viu no 1.º golo do Farense, no Canto, pois é ele que não chega à bola..! A 'definição' lá na frente: falhou! Tivemos vários jogadas em superioridade numérica, junto da área do Farense, e quase sempre os nossos avançados decidiram mal... só no golo do Pizzi, houve golo, e sem o ressalto na César se calhar não entrava!!!

Em relação ao senhor da 'moeda', mais uma encomenda inacreditável: entradas duríssimas por trás e a cortar contra-ataques do Benfica, sem qualquer Cartão foram muitas; no penalty existe uma falta clara sobre o Jardel imediatamente antes, e nada foi marcado... para mim, não é penalty, o Otamendi, entra duro, com o pé 'por cima', mas toca claramente na bola, só depois pissa o adversário...; a repetição do penalty é completamente absurda: o Ody tem um pé em cima da linha e outro atrás da linha, a única irregularidade são os dois jogadores do Farense dentro da área, que efectuam a recarga... devia ter sido marcada falta ofensiva, nunca a repetição do penalty!!! Só para esclarecer: sim a Lei diz que um pé tem que estar em cima da linha, não pode estar à frente, nem atrás... mas como é possível verificar nas imagens, o pé direito está mesmo em cima da linha!!! No 2.º golo do Farense a falta sobre o Otamendi é claríssima: não é um lance igual ao penalty de ontem dos Corruptos, aqui o Otamendi é um único jogador que toca na bola, o jogador do Farense não toca na bola, dá um patada na caneleira do argentino... mas com o Vasco Santos como VAR, passou tudo... E para finalizar, ainda tivemos aquele minutinho extra, aos 6 minutos de compensação, só para ver o que dava!!!

Esta paragem do campeonato é perigosa... por um lado, permite dar tempo às recuperações do Vertonghen e do Taarabt, vamos ter o 'fecho' do Mercado e também dá tempo ao Otamendi para treinar... mas por outro lado, vamos ter muitos jogadores nas selecções, e quando regressarem todos, vamos estar com as malas feitas para a deslocação difícil a Vila do Conde...
Mas para já, 100% vitoriosos, a jogar bem ou mal, neste momento não interessa... normalmente as equipas do Jesus, só lá para meio da época, carburam a 100%, por isso é fundamental nesta altura onde ainda existem detalhes a acertar, não perder terreno e se conseguirmos ficar em vantagem, ainda melhor!!!

14 comentários:

  1. Saudações benfiquistas.

    Grimaldo: não sabe fazer marcação, não sabe desarmar, não tem capacidade rápida de reação, não tem impulsão vertical, muito menos qualidade de cabeceamento. Qualquer treinador decente da liga portuguesa já percebeu que basta o seu jogador no flanco direito fazer uma curta aceleração em direção à linha de fundo e consegue centrar a bola (Rúben Lameiras no golo do Famalicão na primeira jornada). Se fizer uma curta aceleração para o meio, consegue fazer um remate, que foi exatamente o que o Živković, um jogador lento e fora de forma, fez no segundo golo do PAOK. Se juntarmos a tudo isto o facto de estar sem ritmo neste momento, nem a propensão atacante dele conta para quase nada. Só o vejo com utilidade para o Benfica como suplente do Everton e, mesmo assim, o Cervi parece-me melhor para a função, seja a atacar, seja a defender. O Tiago Pinto dizer que ele está entre os cinco melhores defesas esquerdos da Europa ou é para o tentar vender, ou então vive uma ilusão.
    https://blogvisaodemercado.pt/2020/08/grimaldo-e-para-mim-um-dos-cinco-melhores-defesas-esquerdos-da-europa/

    Pizzi: não dá na direita, não dá a segundo avançado, não dá a 8, simplesmente não é jogador para ser titular no Benfica, nem sequer a segunda opção do já de si curto Taarabt. Uma nulidade no aspeto defensivo, além de fazer faltas perigosas, mais outro jogador sem impulsão vertical e cabeceamento que, jogando no meio, coloca em causa toda a a transição defensiva da equipa, e capacidade de cortar/conter contra-ataques. Além disso, falha imensos passes de rutura e tem tendência, pela falta de velocidade na execução, a tornar o jogo do Benfica ainda mais lento.

    Tanto o Grimaldo, quanto o Pizzi, por muitas assistências e golos que façam, não compensam por aquilo que a equipa como um todo perde com eles a titulares.

    André Almeida: Sempre foi a opção de recurso, mesmo antes do Nélson Semedo, e não vai ser agora que vai mudar. Muito melhor que o Grimaldo, é um bom suplente, mas limitado na mesma, como já deviam saber no Benfica, há pelo menos uns 4 anos. Se o Gilberto não der, e com o Jesus já a falar no potencial do Diogo Gonçalves para lateral-direito, prevejo mais um ano de aventuras mirabolantes neste flanco.

    Taarabt: Abnegado, bom na finta e no passe, mas não vai ser agora que se vai tornar um 8, pelo menos para titular. Não tem a resistência necessária, por volta dos 60 minutos já anda em campo sem fôlego, o que faz com que esteja sempre com pequenas lesões (fora que quanto mais cansado está mais faltas faz e mais reclama com o árbitro, o que é ótimo para ser expulso). Já foi uma lesão na pré-época, e outra no final contra o Famalicão. Não vai para novo, portanto não espero que desenvolva o físico, pelo contrário.

    Estas seriam as posições, fora o defesa central e avançado pedidos por Jorge Jesus, que considero que tinham que ser reforçadas no imediato: lateral-esquerdo, lateral-direito, e um autêntico médio box-to-box.

    ResponderEliminar
  2. Para lateral-direito ainda podemos ter alguma réstia de esperança no Gilberto e Diogo Gonçalves para esta época, o mesmo para o Nuno Tavares na esquerda. O Samaris ficou exatamente porque também pode fazer de defesa central em último caso, e espero que o Chiquinho jogue a 8, mesmo não considerando a opção ideal, tem mais qualidade de passe que o Pizzi, e ajuda a defender. Com o Seferović em forma e motivado, e com uma aposta séria no Gonçalo Ramos, podemos atenuar a falta de mais um avançado.

    Visto que tivemos as saídas do Rúben Dias e Florentino Luís, ficamos sem grande margem de manobra para as inscrições nas competições europeias, por isso não espero que existam mais contratações nesta janela de transferências (espero estar errado e que consigam, pelo menos, o Rúben Semedo).

    Fizemos boas contratações para várias posições, além de estarmos a recuperar jogadores que já cá estavam para níveis de performance superiores, o Rafa é um bom exemplo, mas temos demasiadas falhas de planeamento para fazer uma época inteira de grande nível, incluindo cartões, lesões, e a pandemia (que tudo corra pelo melhor, e que eu me engane redondamente).

    Como nota final, e como já ví referenciado em alguns blogues benfiquistas, se fosse ao Benfica prestava atenção a outro jogador do Olympiacos, o Mady Camara. Provavelmente o melhor médio box-to-box, que também pode fazer de médio defensivo, no mercado, na relação qualidade-preço. Já de lá vieram o Fejsa e o Samaris, com os resultados que sabemos, é um bom presságio! E ainda tem o bónus de marcar alguns golos por época, 13 em duas épocas completas no Olympiacos. Parece-me um jogador que, mais cedo ou mais tarde, vai ficar fora do nosso alcance.

    https://www.transfermarkt.pt/mady-camara/profil/spieler/481173

    https://www.youtube.com/watch?v=AuMghaIDVOY


    Avante, avante p'lo Benfica!

    ResponderEliminar
  3. A arbitragem foi uma grande encomenda, mas a questão da repetição do penálti foi correta.

    Quando dá golo, e um jogador atacante invade a grande área antes do pontapé, tem que ser repetido.

    Página 112: https://www.ligaportugal.pt/media/7669/leis-de-jogo-201718.pdf

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas não deu golo... Só deu recarga mas a infração é que permite a recarga!

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Dizem que foi pela entrada na grande área de jogadores do Benfica.

      Eliminar
  4. Este penalti deu golo marcado pelo infractor, na recarga, pelo que não devia ter sido repetido.

    ResponderEliminar
  5. No lance do segundo do Farense não consegui ainda ver a falta cometida sofre Otamendi... Ainda ontem no rescaldo do jogo. António Rola se referiu a essa hipotética falta. As imagens foram passando mas nenhuma foi clara...do que não restam dúvidas é da tremenda sobranceria de Otamendi na abordagem do lance! Com tempo para tudo, embrulhou-se com a bola, permitiu a aproximação do adversario, o roubo da bola e o subsequente golo...

    ResponderEliminar
  6. .........todos os anos chegamos à data do fecho de transferências, sem termos o plantel organizado para enfrentar a época. E o que nos vale é estarmos 10 anos à frente da concorrência, olha se não estivessem os......

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até parece que a concorrência ou a maioria dos clubes grandes não está a fazer transferências...

      Eliminar
    2. Este moreira deve estar a referir-se ao Porto.

      Eliminar
  7. O lagarto "50 cents" Martins mostrou mais uma vez quem o comanda. O ódio ao Benfica não engana. Aquilo nunca foi penalty. Mas o Karma ph@deu-os!!

    ResponderEliminar
  8. Acho ridículo o gr ter de ter um pé em cima da linha... Onde é que o gr tira partido se tiver o pé antes da linha?

    ResponderEliminar
  9. O rui pinto tem os gajos nas mãos!!! os árbitros e a comunicação social!!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!