Últimas indefectivações

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Uma fita que grita!


"A fita rosa é hoje um símbolo mundial do combate ao cancro da mama. Não faz clínica, claro está, não financia, mas dá à humanidade um enorme contributo nesta luta desigual contra a falta de consciência social que impede rastreios atempados e ceifando vidas de forma mais absurda. Mas é também uma bandeira contra o estigma e a vergonha que cavam nas doentes e nas convalescentes um enorme fosso de solidão, medo e angústia vivida a sós.
Para combater este lado silencioso e obscuro do cancro da mama é necessário trazê-lo a nu, à vista de todos, desdramatizá-lo no que pode ser desdramatizado, da calvície temporária à traumática amputação. Não são coisas bonitas, nem desejáveis, mas não são tão hediondas que devam esconder-se ou carimbar um estigma nas doentes, vitimizando-as e agravando a sua dor e insegurança. Não parece muito, mas termos o nosso problema aceite e compreendido pelos que nos rodeiam contribui enormemente para uma autoestima que alicerce uma atitude positiva e lance as bases para a superação.
É também preciso manter todas e todos em alerta, porque este inimigo é silencioso e alimenta-se da nossa descontração e passividade, crescendo por vezes até ao ponto de não retorno. Mas, se lhe cortarmos as pernas à nascença, dificilmente medra, e conseguimos conter largamente os danos que provoca.
Por isso, esta onda rosa que nos preenche outubro atravessa o mundo e leva consigo uma fita cor de rosa que grita 'alerta' para nos dar vida. Por isso, também, o Benfica dá força e esta causa com o melhor de si mesmo!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!