Últimas indefectivações

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Hóquei em Patins 2020/21


"A equipa de Hóquei retoma a actividade esta semana contra o FC Porto num jogo a contar para Campeonato. É altura de avaliar o que aconteceu no plantel e fazer algumas previsões para a época. 
Guarda-Redes
Pedro Henriques, Marco Barros e Rodrigo Vieira (Sporting Sub-19)
Rodrigo Vieira é um jovem de 18 anos que fomos buscar este ano ao Sporting. Vai ser o terceiro guarda-redes da equipa principal. Só deverá aparecer em situações excepcionais. De resto não há nenhuma mudança aqui. Pedro Henriques foi o melhor guarda-redes do Campeonato na última época e conseguiu recuperar da época menos boa em 18-19. Marco Barros é a alternativa, mas também só deverá jogar caso algo aconteça com Pedro Henriques ou em jogos menos relevantes. O ano passado chegou a jogar alguns jogos com boas exibições. A posição estará sempre dependente de Pedro Henriques. Se tiver uma boa época, o Benfica estará mais perto dos títulos.
Defesa
Valter Neves e Edu Lamas
Saídas: Albert Casanovas (retirou-se)
As posições não são bem assim, mas o Benfica utiliza cada vez mais um sistema 1-3 do que o tradicional 2-2 e Valter Neves e Edu Lamas são os jogadores com as características ideais para jogar naquela posição de pivot defensivo. A última época do Valter Neves foi das melhores que teve no Benfica. Edu Lamas é provavelmente o melhor jogador do mundo para fazer esta posição. Estamos muito bem servidos, mesmo que Valter Neves quebre ligeiramente o rendimento devido à idade. Casanovas passou a última época praticamente toda lesionado.
Defesa/Médio
Diogo Rafael, Vieirinha, Sergi Aragonès (ex-Noia) e Danilo Rampulla (emp. HC Braga
Saídas: Miguel Fortunato (Riba D’Ave)
Mais uma vez, as posições não são bem assim, mas aqui estou a falar dos jogadores mais móveis. Diogo Rafael é um dos melhores jogadores do mundo. Além disso é benfiquista ferrenho. Devíamos ter um destes em todos os plantéis. Vieirinha é jogador de seleção. Ainda não explodiu para o nível que se antecipava, mas continua ser um jogador interessante para dar profundidade ao plantel. Temos ainda mais dois reforços. Primeiro Danilo Rampulla que esteve emprestado ao Braga na última época onde marcou 17 golos. Rampulla tem apenas 21 anos mas tem um potencial gigante. Com 20 anos foi considerado o melhor jogador da Fase Regular do Campeonato Italiano. E Sergi Aragonès é um espanhol com o mesmo perfil de Diogo Rafael e Danilo. Foi uma das revelações no Campeonato Espanhol da época passada. Vem do Noia onde marcou 24 golos em 29 jogos.
Avançado
Carlos Nicolia, Lucas Ordóñez, Gonçalo Pinto e Lucas Honório (sub-19)
Saídas: Jordi Adroher (Liceo) Esta posição são os jogadores mais focados no ataque. Aqui perdemos Jordi Adroher. O espanhol vinha a perder rendimento há dois anos. A saída acaba por ser natural, apesar do processo não ter sido muito bem gerido. Lucas Ordóñez foi o nosso melhor marcador. Gonçalo Pinto, numa época de estreia no Benfica, marcou 15 golos. E Carlos Nicolia é um jogador que já não marca tantos golos como marcava antes, mas continua a ter muito impacto no resultado. O plantel tem 11 elementos. Mas caso haja alguma onda de lesões ou talvez até em jogos mais acessíveis, teremos Lucas Honório a assumir a vaga. É um jovem de 17 anos mas que já na época passada chegou a treinar várias vezes com a equipa principal e com elogios rasgados de jogadores mais experientes como Carlos Nicolia.
-
Previsões
O nosso principal rival na última época foi o Sporting. O Sporting este ano perdeu dois jogadores experientes, Raul Marin e Caio, e foi buscar dois jovens que tinha emprestados, Alvarinho e Gonçalo Nunes. A equipa perdeu qualidade overall, mas na prática até parece-me mais forte, visto tanto Marin como Caio não tinham grande rendimento no clube, apesar da qualidade. O Raul Marin na época anterior a ir para o Sporting marcou 76 golos em 43 jogos. Nos dois anos no Sporting não marcou metade desses golos. Têm surgido alguns rumores de que o plantel está insatisfeito com a Direcção no Sporting, nomeadamente Ângelo Girão que inclusive parece ter perdido a braçadeira de capitão.
Quem melhorou bastante foi o FC Porto. O ano passado praticamente não contou para o Campeonato. Este ano trocou dois jogadores medianos-fracos, Sergi Miras e Andrés Castaño, por dois jogadores muito talentosos, Eze Mena e Xavi Barroso. Vão melhorar bastante e parece-me que são o principal alvo a abater. O primeiro jogo com o Porto ganha como tal especial importância.
A Oliveirense foi buscar Tato Ferruccio ao Barcelos, Lucas Martinez ao Lodi e Pedro Moreira à Física, depois de perder Xavi Barroso, Ricardo Barreiros e Kiko. A equipa continua com um cinco inicial forte mas com problemas na profundidade no plantel. Parecem-me partir mais atrás dos três grandes este ano. 
Vai ser um ano muito equilibrado, sendo que tudo vai acabar por se decidir na recta final. Este ano o Campeonato termina com um Playoff. O que acontece ao longo da época acaba por poder ser corrigido no final. Benfica, Sporting e Porto têm as três equipas de nível muito próximo. Parece-me que o nosso plantel é um pouco mais completo. Mas basta uma lesão ou um castigo do Pedro Henriques num momento decisivo e ficamos logo expostos. O Sporting se os rumores se confirmarem, talvez não tenha uma época assim tão boa."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!