Últimas indefectivações

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Dito


"A notícia chocou-nos a todos e ficámos arrasados com a partida prematura de Dito. Com apenas 58 anos de idade e uma vida pela frente, o grande Dito deixou-nos. Todos recordaremos as suas grandes prestações nos relvados, mas era a sua faceta humana que impressionava. Um cidadão pacato, exemplar, daqueles que fazem falta pela sua forma de estar na vida. Um verdadeiro exemplo de fair play.
Todos recordamos as suas brilhantes exibições ao serviço do SL Benfica, nas épocas 1986/87, com John Mortimore ao leme, e 1987/88, com Ebbe Skovdhal e Toni no comando técnico. Quem esquece a dobradinha de 1986/87, com Dito a figurar como um dos pilares defensivos? Recordo os 27 jogos no campeonato, a dupla seguríssima que formou com Edmundo (15 jogos) e Oliveira (11 jogos). Tal como recordo os sete jogos na Taça de Portugal e a notável campanha que nos levou à final frente ao Sporting, que ganhámos com dois golos de Diamantino.
Inesquecível foi a campanha europeia, na época seguinte, que nos permitiu despachar o Partizan de Tirana, Aarhus, Anderlecht e Steua de Bucareste para disputarmos a final com os holandeses do PSV. O dia 25 de Maio de 1998 foi uma data emblemática em que um dos mais prestigiados clubes europeus jogou a sua sexta final na prova mais prestigiante da UEFA. Dito foi um dos 11 titulares escalados por Toni, formando dupla com o enorme Mozer. Dito jogou sempre a titular sete dos oito jogos desta notável campanha, na qual sofremos apenas um golo. No final da época, Dito resolveu dar um novo rumo à sua carreira, iniciada no SC Braga, escolhendo o FC Porto, onde não foi feliz. Seguiram-se V. Setúbal, Gil Vicente, SC Espinho, Torreense e Ovarense. Em todos os clubes deixou a sua marca de elegância, profissionalismo e competência.
À família de Dito, aos seus amigos e admiradores e a todos os clubes que representou apresento as minha condolências."

Pedro Guerra, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!