Últimas indefectivações

quarta-feira, 3 de junho de 2020

Semanada...

"Nota introdutória: este post foi escrito por um benfiquista. Não foi escrito por vieirista, nem por um anti-vieirista. Não tendo sido uma entrevista particularmente difícil - o Hélder Conduto não quis complicar a vida ao seu patrão - acabou por ser uma entrevista acima da média de Luís Filipe Vieira, na minha opinião. Passaram-se os “best hits” do costume: as pedras da calçada, o futuro é a formação, a redução do passivo e o mais recente título da credibilidade. Esta é uma parte que não entendo em LFV. Porque é que ele sente necessidade de mostrar as medalhas sempre que fala? Ninguém lhe pode retirar os méritos nestes “best hits”, não percebo o porquê de ter que repetir sempre a mesma história. Mas depois disso houve várias novidades que achei interessante.

1. A OPA. Luís Filipe Vieira atrapalhou-se um pouco com as tecnicalidades do chumbo da OPA, mas finalmente explicou porque a quis fazer e eu gostei do plano. Falou do market cap do Ajax - preço da ação x número de ações - e falou do sistema do Bayern Munich - onde a Audi, a Adidas e Allianz detêm cada uma 8.33% do clube. Neste momento o market cap do Benfica são 61 milhões de euros. O do Ajax são 260 milhões. O potencial para valorizar a SAD do Benfica no mercado é gigante. Imaginando que o Benfica consegue importar uma estrutura de shareholders igual à do Bayern Munich, ponham-se na perspectiva do investidor: (1) uma marca chega ao Benfica e começa a patrocinar o Benfica por 8 milhões por época e compra 10% da SAD (aos preços de hoje seriam 6 milhões); (2) Patrocina o Benfica por 5 épocas, ajuda o Benfica a crescer, simultaneamente trabalha a sua marca e acaba por gastar 46 milhões; (3) No final, desses 5 anos, vende a sua posição, só que agora o Benfica já vale 180 milhões e não 60 milhões. Ou seja, vende a sua posição por 18 milhões, ganhando 12 milhões e como tal em vez de gastarem 40 milhões em publicidade, gastaram 28 milhões. A marca investiu em publicidade mas no final acabou por ganhar dinheiro. Se os patrocinadores do Benfica tiverem todos uma parte do capital do clube, deixam de ser meros patrocinadores que só gastam dinheiro, passam também a ser também intervenientes que podem ganhar se tiverem uma participação mais activa e construtiva no crescimento do clube. Nesta perspectiva a OPA faz todo o sentido - e eu não sou suspeito, visto que já a critiquei várias vezes. O problema ético de um dos principais beneficiados da OPA ser um amigo e sócio de LFV mantém-se. Nunca saberemos se José António dos Santos comprou aquelas acções numa perspectiva de investimento, ou se por oportunismo de LFV. Ainda assim, com ou sem LFV, tenho que admitir que a OPA seria um bom negócio para o clube a longo prazo.

2. O Próximo Mercado. Luís Filipe Vieira disse que já tinha dois jogadores vendidos por 100 milhões de euros no próximo mercado mas que a crise gerada pelo covid-19 travou os negócios. O mais provável é que fossem Rúben Dias e Carlos Vinícius. Esses negócios depois iriam gerar dinheiro para o clube conseguir fazer mais contratações. O que aconteceu com a crise foi exactamente o oposto. Essas propostas caíram e “o Benfica não vai vender jogadores ao desbarato”. No entanto, para ir ao mercado terá que arranjar dinheiro em algum lado, visto que acabou de pagar 75 milhões de euros em empréstimos obrigacionistas e ficou com as contas limitadas. O mais provável é fazer um novo empréstimo obrigacionista que em abono da verdade já estaria a ser feito não fosse a crise. LFV está a pensar bem neste ponto, a meu ver. Vamos ver como é que tudo depois se concretiza.

3. David Luiz. Este foi um dos tópicos em que LFV esteve mal. Disse que como amigo de David Luiz não lhe recomendava vir para o Benfica. É algo que financeiramente faz sentido. David Luiz recebe 6-7 milhões por ano no Arsenal, mas LFV está naquela entrevista como Presidente do SL Benfica e não como amigo de David Luiz. De qualquer maneira negou as negociações e deixou uma indicação que David Luiz poderá reforçar o Benfica quando tiver 35 anos, ou seja, daqui a dois anos. Para já, também deixou a indicação que não parece estar muito interessado em contratar um central e fez vários elogios a Cristian Lema, jogador que temos emprestado ao Newell’s Old Boys, Morato e Jardel que “voltou em grande forma”.

4. O Jogador Mistério. Um dos temas da noite foi a indicação de que há um jogador interessado em regressar ao Benfica quando tiver 27-28 anos e o seu contrato com o clube actual acabar. Bernardo Silva acaba contrato com 31 anos, Ederson com 32, Cancelo com 31, Renato com 26, Guedes com 27, Félix com 27 e Nélson Semedo aparentemente está de malas feitas para o Manchester City, só terminará contrato com mais de 30 anos. Se tivesse que apostar, diria Gonçalo Guedes. Guedes tem tido uma época complicada no Valência. Se não fosse a crise, era até um jogador que via o Benfica a ir buscar.

5. Diogo Gonçalves e Nuno Santos. Os dois jovens vão regressar ao clube para fazer a pré-época. E ambos encaixam-se em dois pontos que precisamos de reforçar. Mantenho a ideia que vamos ter um 4-3-3 daqui para a frente. No meio campo podemos contar com Florentino, Weigl, Gabriel, Taarabt, Samaris e Chiquinho. Faz falta um médio centro jovem que possa dar alguma profundidade ao plantel nesta posição. Nuno Santos encaixa-se bem aí e acredito até que a médio prazo possa subir na hierarquia. Quanto a Diogo Gonçalves não acredito que venha para extremo. Temos Pizzi, Pedrinho, Rafa, Jota, Zivkovic e Cervi. Virá para lateral direito. Apesar de não gostar do risco que é arrancar para a quarta época consecutiva com um lateral direito pouco credenciado, consigo ver em Diogo Gonçalves alguns traços que se encaixam nessa posição. O que não faltam é laterais direitos que eram extremos, particularmente no Benfica (Miguel, Nélson ou Nélson Semedo). Parece-me que ambos os jogadores são boas apostas.

6. Jota e Florentino. LFV deixou a promessa que não venderá nenhum dos dois. Que até podem ser emprestados mas que o plano é que fiquem no clube e cresçam com as oportunidades que aparecerem. Já não é a primeira vez que diz que não vende e depois acaba por vender (Ederson por exemplo). Mas caso seja verdade, é algo que iria beneficiar o Benfica, na minha opinião.

7. FC Porto. Esta foi das entrevistas onde LFV demonstrou maior desprezo com o FC Porto que me lembro. Chegou mesmo a dizer que “Pinto da Costa hoje diz uma coisa e amanhã diz outra”, deixou várias críticas ao clube a nível financeiro, deixou indicações que o FC Porto não estava muito interessado no regresso do Campeonato e ainda acusou o FC Porto de estar por detrás do caso “Mala Ciao” que “não tem ponta onde se pegar”. Esperemos que este sentimento de LFV sirva de combustível para um Benfica mais dominante no futuro.

8. Rui Gomes da Silva. LFV dirigiu-se várias vezes a RGS como um populista. O que numa perspectiva de um benfiquista neutro nestes assuntos - onde eu sou capaz de me incluir - acaba por ser verdade. RGS tem feito várias críticas pouco realistas a LFV, a meu ver. Mas também consigo perceber porque é que RGS as faz. Se não as fizer, não consegue criar entusiasmo e captar os votos dos desagradados com LFV, que são cada vez mais. E visto que não tem nenhum canal de comunicação melhor do que o Jogo e o seu blog, que alternativa é que tem? Se a BTV não faz o seu trabalho, se LFV corta o espaço de antena na Bola e no Record, RGS tem que trabalhar com o que tem. LFV negou a possibilidade de um debate. Disse que ia ser só lavagem de roupa suja. O que, a meu ver, é provavelmente verdade, e isso não interessaria a ninguém. Um debate de roupa suja só prejudica os dois candidatos, não traz qualquer benefício ao clube. Acho que o debate deveria acontecer. Mas também é importante que a discussão se faça sobre o Benfica, sobre ideias que possam melhorar o clube e não seja uma sucessão de ataques pessoais que não beneficiam ninguém

9. As Modalidades. LFV não falou muito sobre o assunto, mas disse que era possível fazer mais gastando menos. Indirectamente ao admitir isto está a dizer que no passado fez menos gastando mais. As modalidades precisam de uma cara nova urgentemente.

10. Isenção de BTV. Acho que nunca é bom começar uma das últimas entrevistas do actual Presidente do Benfica antes de umas eleições no clube a relembrar os últimos 17 anos com este Presidente e compará-los com os 17 anos anteriores a ele. Mais uma vez, a BTV não fez um bom serviço aos benfiquistas."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!