Últimas indefectivações

segunda-feira, 1 de junho de 2020

O melhor 11 sul-americano da década do SL Benfica

"O SL Benfica tem uma grande tendência para apostar em jogadores da América do Sul, e muitos deles foram apostas ganhas por parte dos encarnados.
Foram imensos os futebolistas sul americanos que passaram pelo Benfica. Hoje vou eleger aqueles, que para mim, foram os melhores dos últimos dez anos.
Alguns grandes nomes ficaram de fora deste lote, principalmente do meio campo para a frente, e, por isso mesmo, desafio-vos a fazerem o vosso próprio onze!

Ederson Ficou a dúvida entre Ederson e Júlio César, mas a verdade é que, quando comparados por aquilo que fizeram no SL Benfica, a minha escolha recai sobre o mais jovem dos dois.
Ederson é um guarda-redes fantástico, um dos melhores do mundo actualmente.
O guardião brasileiro distinguia-se pela frieza mostrada entre os postes, pela rapidez na saída à bola e, sobretudo, pela sua exímia capacidade de passe longo.
No Benfica, Ederson disputou 58 jogos e venceu duas ligas portuguesas, uma Taça da Liga e uma Taça de Portugal, tendo ainda sido eleito o melhor guarda-redes do campeonato por uma vez.

Maxi Pereira Não há grandes dúvidas quanto a quem escolher para posição de lateral direito. Apenas um nome pode constar nesta posição, e esse nome é o do uruguaio Maxi Pereira.
Maxi envergou a camisola encarnada por oito temporadas, até se mudar para o rival FC Porto. Contudo, foi, sem qualquer margem de dúvidas, o melhor lateral direito da década a actuar no Benfica.
Ao todo, disputou 333 partidas e apontou 21 golos, tendo sido importante na conquista de vários títulos.

David Luiz David Luiz é a minha escolha para ocupar um dos lugares do centro da defesa, a par de outro colega com a mesma nacionalidade.
É um jogador dotado de uma capacidade técnica bastante apreciável, útil no início processo ofensivo da equipa e muito astuto na defesa. Tudo isto a juntar à sua velocidade, agilidade e força levam a que este brasileiro seja um dos meus centrais de eleição.
Pelos encarnados, disputou 131 jogos e marcou seis golos, tendo ainda conquistado um campeonato português e três Taças da Liga.

Luisão Luisão é o eterno capitão do Benfica. Aquele que será lembrado por muitos anos, devido a tudo aquilo que fez pelo clube. Foi ainda um dos melhores defesas que já passou pelo Benfica.
Foram 15 anos de águia ao peito, sendo que realizou 538 jogos e marcou 47 golos!
Admito que poderia encaixar outros defesas nesta posição, tal como Ezequiel Garay, mas Luisão merece estar neste onze pela lealdade que sempre demonstrou.

Guilherme SiqueiraConfesso que tive dificuldades em escolher um nome para esta posição. Desde a saída de Fábio Coentrão, poucos foram os laterais que brilharam na zona mais à esquerda da defesa encarnada.
Siqueira esteve no Benfica apenas por uma temporada, por empréstimo do Granada CF, e disputou 33 jogos de vermelho e branco.
Na única temporada que esteve em Portugal, venceu o campeonato, a Taça da Liga e a Taça de Portugal, fazendo o triplete.

Enzo PérezNa posição de médio centro coloco Enzo Pérez. O médio argentino chegou ao Benfica em 2010/11, proveniente do Estudiantes de La Plata, mas só se afirmou na temporada seguinte.
No clube da Luz disputou 117 jogos, tendo ainda apontado 10 golos. Nos seus palmarés conta com dois campeonatos portugueses, duas Taças da Liga, uma Taça de Portugal e uma Supertaça.
Com um excelente sentido posicional e muita raça, Enzo foi dos melhores médios que vi actuar no Benfica na década transacta.

Pablo Aimar A sua presença em campo era um espectáculo de magia por si só. Que qualidade de jogador!
Dotado de uma técnica mais do que apurada, Aimar fazia de “carpete” qualquer jogador, deixando os seus adversários completamente atordoados com a sua qualidade.
Envergou o manto sagrado por 179 ocasiões e marcou por 17 vezes. A sua veia goleadora não era a sua melhor característica, mas sim as assistências, que foram 42.
Pablo Aimar é, na minha opinião, o melhor jogador que já vi jogar em Portugal!

Ángel Di María Di María era extremamente rápido, com e sem bola nos pés, desnorteando os adversários com muita facilidade.
A verdade é que, nos últimos dez anos, só jogou no Benfica durante seis meses, mas a sua qualidade fazem com que mereça estar nesta lista.
A sua técnica era algo de extraordinário, e a sua capacidade de produzir golos (quer seja a marcar ou a assistir) fazem dele um dos melhores extremos que vi no Benfica.
No Benfica, foi um dos destaques da era Jorge Jesus. Realizou 18 jogos, apontando 15 golos e 27 assistências.

Nico GaitánNicolás Gaitán foi um dos grandes nomes do Benfica da última década, e, com a sua chegada, chegaram também muitos golos.
A sua capacidade física e a sua técnica aprimorada são as suas melhores qualidades, colocando sempre os defesas adversários em dificuldade com as suas mudanças de velocidade.
Nico é jogador de boas memórias para a massa adepta encarnada, tendo ao serviço do Benfica o registo de 253 jogos, 41 golos e 88 assistências. Números incríveis para o internacional argentino. 

Jonas Bem, o que dizer deste senhor? As palavras não fazem justiça para aquilo que Jonas fez ao serviço do Sport Lisboa e Benfica.
Era de pé direito, pé esquerdo, cabeça, simplesmente era golo toda a bola que tivesse a sorte de ser tocada por Jonas.
Jonas Pistolas havia chegado a Portugal para conquistar não só títulos, mas também o coração de todos os benfiquistas.
Em partidas oficiais, Jonas disputou 182 jogos, tendo balançado as redes das balizas adversárias por 137 vezes. Fez ainda 35 assistências para golo.

Óscar CardozoUm matador! Óscar “Tacuara” Cardozo, numa única palavra, era matador!
Dentro da área, qualquer bola que lhe chegasse aos pés poderia tornar-se golo. Que jogador fantástico.
Inúmeros foram os jogos em que o avançado paraguaio parecia estar desconectado do jogo, mas quando era preciso, lá estava aquele “monstro”, de 1,93 metros pronto para fuzilar as balizas adversárias.
Ao serviço dos encarnados disputou 288 jogos e marcou 166 golos, tornando-se num dos melhores marcadores de sempre do Benfica."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!