Últimas indefectivações

quarta-feira, 17 de junho de 2020

Época de Voleibol 2019/20

"A época de Voleibol terminou e é altura de fazer uma introspecção à temporada que passou.
Esta época ficou marcada pela estreia do Benfica na maior competição de clubes europeus de Voleibol, a CEV Champions League. Houve três saídas do plantel e apenas duas entradas, todas elas na rotação da equipa. Saiu o internacional português Filip Cveticanin e os zona 4 Frederic Winter e Bernardo Martins. Entraram o André "Japa" Aleixo e o Afonso Guerreiro, ambos zona 4. Tendo o clube optado por promover Miguel Sinfrónio da formação para quarto fixo do plantel principal. João Simões, Manuel Rodrigues e Kelton Tavares, todos com 21 anos e todos da formação, também se chegaram a estrear na equipa principal.
Internamente a época foi irrepreensível. Fizemos 27 jogos em Portugal e vencemos os 27. Só perdemos 8 sets, todos a contar para o Campeonato. Isto valeu-nos a Supertaça contra a Fonte do Bastardo numa vitória por 3-0 e também duas vitórias contra o nosso maior rival, o Sporting, para o Campeonato (3-0 e 2-3). Na Taça de Portugal estávamos na meia-final, depois de já termos eliminado o Viana e a Fonte do Bastardo.
Na Europa, foi uma das melhores épocas do Benfica. Conseguimos passar as três fases de apuramento para a CEV Champions League. Na primeira eliminámos o Mladost Brcko da Bósnia-Herzegovina por duplo 3-0. Na segunda eliminámos o Budvanska Rivijera de Montenegro por 3-0 e 1-3. Na terceira eliminámos o HAOK Mladost da Croácia por também 3-0 e 1-3. Isto valeu-nos o apuramento para a Fase de Grupos, onde nenhum clube português estava desde 2008-09 - na altura tinha sido o Vitória Guimarães. Na Fase de Grupos apanhámos uma das melhores equipas do mundo, o Perugia (2º classificado da Liga Italiana), com quem perdemos ambos os jogos por 3-1. Apanhámos também o Tours (2º classificado da Liga Francesa) com quem também perdemos ambos os jogos por 3-1. E ainda apanhámos o VERVA (2º classificado da Liga Polaca) a quem ganhámos um jogo por 3-1 na Luz e perdemos o outro por 3-0. Acabou por ser uma prestação muito digna do Benfica, visto que a diferença de qualidade para os Campeonatos Russo, Italiano, Polaco, Francês e Alemão ainda é muito significativa.
Tiago Violas foi, para mim, o melhor jogador do Benfica nesta temporada. Esteve a um nível absolutamente brilhante. Devo confessar que em algumas exibições Europeias não se via grande diferença entre alguns dos melhores distribuidores do mundo. André Lopes, Rapha e Japa mantiveram muita qualidade na posição de zona 4, tal como Peter, Zelão e Honoré na posição de central. Hugo Gaspar teve uma das melhores épocas ao serviço do Benfica. Ivo Casas também esteve a muito bom nível. Nuno Pinheiro, que foi vital em certos jogos, e Théo Lopes, que teve uma época em crescendo, perderam algum protagonismo devido às grandes épocas do Violas e do Gaspar. Afonso Guerreiro cumpriu quando lhe foi pedido alguma coisa.
Por esta altura já deveriam começar a aparecer algumas novidades em relação ao plantel da próxima época. Mas a verdade é que todos os atletas do plantel desta temporada estiveram a um bom nível. Cada vez mais parece que nada irá mudar. A maioria dos jogadores, segundo consta, ainda têm contrato. Apesar do Benfica ter sete jogadores com 35 anos ou mais, não há nenhum que não tenha uma alternativa credível e o Voleibol é uma modalidade com uma janela temporal maior. Acho que o desafio neste mercado de verão do Benfica poderia ser preparar as eventuais saídas de Hugo Gaspar (que tem mais um ano de contrato), de um dos centrais (Zelão e/ou Honoré) ou de um dos zona 4 (André Lopes e/ou Rapha). Além disso, depois de certas exibições europeias, é bem possível que jogadores como o Tiago Violas, Ivo Casas ou Peter tenham algum mercado. Bem como o nosso treinador Marcel Matz, que segundo os jornais vai renovar por três anos. Para já é impossível prever alguma coisa. Se tivesse que apostar, diria que nada vai mudar no plantel.
O Sporting parece que vai reformular grande parte da equipa. Para já tem apostado muito no mercado brasileiro, mas a maioria dos jogadores não tem um grande currículo. Teremos que esperar pelo início da próxima temporada para avaliar melhor."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!