Últimas indefectivações

terça-feira, 28 de abril de 2020

Mensagem do treinador do basquetebol, Carlos Lisboa

"Estamos em pleno segundo mês da quarentena e o único desafio que temos pela frente é ficar em casa. É altura de imperar a resiliência, de cada um cumprir mais do que nunca com o seu papel em prol de si e dos outros. O nosso bem será consequentemente o bem do próximo e temos de continuar fiéis a essa linha orientadora, não podemos ser egoístas e pensar que só acontece aos outros.
Foi essa linha que nos fez e nos faz superar diariamente as dificuldades, contribuindo para que a situação não seja tão dramática na linha da frente de combate a este vírus, isto comparando com o que aconteceu em países como a Espanha ou a Itália. Mas, tal como acontece na discussão de um título/troféu de basquetebol, a vitória final ainda não foi alcançada, fomos conseguindo alguns triunfos importantes, mas também é verdade que temos vindo a sofrer algumas derrotas – é preciso nunca esquecer que continuam a morrer pessoas por causa da COVID-19. Por isso, nesta caminhada, é importante não menosprezar este adversário extremamente difícil, que ataca de forma invisível, que coloca a nu as nossas fragilidades enquanto seres humanos.
Face a esta nova realidade inesperada, a opinião comum é que nada será como dantes. Pensando no futuro que aí vem, as palavras das pessoas têm mesmo de passar aos actos. Os portugueses têm mostrado, na sua generalidade, uma enorme capacidade de resistência, temos sido já elogiados por outros países pela forma como atacámos esta situação. Sim, a palavra é atacar. É que se as defesas ganham campeonatos, os ataques ganham jogos. E este é o jogo da vida que temos de vencer, para conquistar um título maior, o de uma sociedade mais responsável, onde o respeito e o cuidado pelo mais próximo terá de passar a falar mais alto. Um século depois – a pneumónica de 1918 afectou também o mundo – temos a oportunidade de ser um exemplo para as gerações vindouras, de construir uma base para um futuro ainda melhor, como, por exemplo, em termos climáticos. Tem sido um dos reflexos deste isolamento forçado.
Outro ponto importante nesta altura é a família. Além de ser um antigo atleta e actualmente treinador, como todos sabem, sou pai. Este é o momento também para todos aproveitarem esta oportunidade de estarem juntos. Muitas áreas, entre as quais a nossa do desporto, sofrem com as privações familiares. São muitas horas de ausência de casa, com muitas viagens ao longo de uma época, o que faz com que o tempo com as nossas famílias seja bastante sacrificado. Este período tem o lado positivo de recuperar algum desse tempo perdido.
Aproveito esta mensagem para sublinhar a forma preventiva e rápida como o Sport Lisboa e Benfica reagiu a esta pandemia, ao proteger os seus atletas, treinadores e demais colaboradores. Também aqui o nosso Clube mostrou estar na linha da frente e a sua contribuição para ajudar neste combate é um exemplo reforçado disso mesmo. Um estudo divulgado há umas semanas indicou que somos o único clube entre as marcas que mais ajudam. Não poderia haver sinal mais positivo para o futuro de todos nós.

Carlos Lisboa"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!