Últimas indefectivações

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Taça, Europa e IVA

"Jorge Jesus, e a restante equipa técnica portuguesa, são os novos grandes embaixadores de Portugal no Brasil

1. Esta quarta eliminatória da Taça de Portugal arrancou na passada sexta feira e termina hoje ao final da noite em Champions. Teve cinco jogos transmitidos no Cana 11, dois na RTP e dois na SportTV. Mas ontem foi um sábado bem gordo em termos televisivos. Arrancámos com o novo vitorioso Tottenham de José Mourinho, passámos para a Juventus sem Cristiano Ronaldo, fomos espreitar o City de Bernardo Silva contra o Chelsea e, ao mesmo tempo, o Atlético de Madrid de João Félix e o próximo e difícil adversário do Benfica, o RB Leipzig e, depois, vimos a tempo inteiro, a primeira parte da final da Libertadores e mal terminou concentrámos, obviamente, grande parte da nossa atenção em Vizela e no jogo do Benfica, sem que houvesse, de verdade, um piscar de olhos constante ao jogo do Flamengo e do seu líder Jorge Jesus. Esta possibilidade contemporânea de no nosso sofá vermos tudo e de com o toque do comando saltarmos de jogo, de Liga e, também, de continente mostra-nos, através do futebol, que o estádio que queremos está, a um instante de um toque, no nosso ecrã. E queremos ver tudo. Mas hoje, neste domingo e nesta eliminatória da Taça de Portugal, temos confrontos bem interessantes como o Sintra Football-Canelas 2010 ou o Anadia-Beira-Mar. E cada uma destas seis equipas tem a legítima ambição de ganhar e de, por sorteio, apanhar na próxima eliminatória um resistente nome sonante do futebol português. É este sonho que faz da Taça de Portugal a prova rainha do nosso futebol. Sabendo nos que o calendário desportivo português determina, por opção das suas entidades reguladoras, que os jogos da Taça de Portugal antecedem, nestes últimos meses do ano - mas iniciais em temos de época desportiva - os jogos das taças europeias, ou seja, os jogos da Liga dos Campeões e da Liga Europa. Com a certeza, aqui, que na próxima semana Benfica, Futebol Clube do Porto, Sporting e Vitória de Guimarães terão verdadeiras finais em termos de luta pela continuidade nestas duas relevantes competições europeias. Ou seja para sabermos se continuam, ou não, na restrita Europa do futebol! Onde, apenas, o Sporting de Braga de Sá Pinto está numa posição bem confortável em termos de futuro próximo. E, assim, neste sábado de contínuo sofá, vivemos a nossa Taça e a final dos Libertadores com a sua intensa e imensa paixão, acompanhámos o regresso de José Mourinho aos relvados e começamos a olhar, num misto de ansiedade e confiança, para o regresso da semana europeia de clubes!

2. A Liga Portugal - que esta semana, através da sua Fundação, assinou um interessante e motivante protocolo com o Special Olympics, o que vivamente se saúda! - luta pela redução do IVA para os espectáculos desportivos. Acredito que é uma luta que importa acompanhar - e subscrever - já a Directiva comunitária do IVA no seu Anexo III e na lista das «entregas de bens e das prestações de serviços a que se podem aplicar as taxas reduzidas previstas no artigo 98.º» inclui as «entradas em manifestações desportivas» e, também, a «utilização de instalações desportivas». Sabemos que no ano passado se concretizou, em sede de Orçamento, a redução para 6% da taxa do IVA para todos os espectáculos culturais. Acredito que ultrapassado o ano eleitoral de 2019, e as suas especificidades - sem esquecermos os concedidos benefícios fiscais em razão da final four da Liga das Nações no Porto e em Guimarães - o desporto possa integrar, por justiça e equidade, a lista da taxa reduzida de IVA. Ou até, e se permitem a ousadia de uma sugestão, um processo de redução em duas etapas. Uma primeira para a taxa intermédia e, com acordo expresso desta nova composição parlamentar, uma segunda para a taxa reduzida que as normas comunitárias permitem. Sabendo reconhecer o papel do desporto - e, logo, também do futebol - na promoção externa de Portugal e numa no, o de 2020, onde uma vez mais estaremos na fase final de um Europeu de futebol e marcaremos presença, em diferentes modalidades, nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Acredito que o Governo, em especial o professor Mário Centeno, não deixará de cuidar, com a atenção merecida e a equidade exigível, este sentimento que a Liga Portugal, através do seu presidente Pedro Proença tem claramente assumido. E que merece, acredito, o institucional suporte do poder político que coordena e educação, a juventude e o desporto! Mais do que uma questão de conformidade constitucional - que até pode ser convictamente defendida - o que importa é reconhecer que o desporto, também como realidade cultural, deve merecer um tratamento positivo em termos de IVA. Sem discriminação mas, acima de tudo, sem medo! Tendo sempre presente Confúcio: «O mestre disse: quem se modera raramente se perde»! É este, acredito convictamente, o lema da Liga Portugal!

3. Flamengo e Jorge Jesus conquistaram a Libertadores. Foi um jogo épico. Dois golos de Gabigol levam Jorge Jesus e uma conquista extraordinária. Jorge Jesus, o segundo treinador europeu a levantar a principal Taça do futebol sul americano, entra na história do Flamengo e do futebol brasileiro. E o Brasil e em particular a linda cidade do Rio de Janeiro jamais esquecerão esta conquista. As lágrimas que vimos na noite de ontem trocaram-nos na alma. E hoje no Rio de Janeiro a festa será imensa, intensa e bonita! Até pode ser uma dupla conquista já que a festa dos Libertadores podem saber que venceram o campeonato brasileiro! Jorge Jesus, e a restante equipa técnica portuguesa, são os novos grandes  embaixadores de Portugal no Brasil. E agora Jorge Jesus marca presença no Mundial de clubes no Catar. Parabéns Jorge Jesus! Um forte abraço!

4. O Benfica teve que transpirar ontem à noite para ultrapassar a competente equipa do Vizela. Ao intervalo perdia e não conseguia impor o seu jogo mesmo com o Vizela reduzido a dez jogadores. Depois na segunda parte, com um bom desempenho de Jota, dominou claramente e viu os seus dois avançados marcarem os golos que lhe permitem avançar na prova rainha do futebol português! Em Vizela fez um jogo bonito e foi uma equipa que incomodou. Agora é a deslocação à Alemanha para uma verdadeira final em termos de permanência na grande Europa do futebol! E com a alegria, que volto a partilhar, da conquista da Libertadores de Jorge Jesus, um treinador que faz parte da história vencedora do Benfica nos últimos anos. Foi uma noite extraordinária. Mesmo muito especial. Com bandeiras portuguesas vestidas com orgulho. E este orgulho temos como benfiquistas de saudar. E cumprimentar!"

Fernando Seara, in A Bola

2 comentários:

  1. IVA reduzido neste futebol de milhões e agiotas?
    Gosto muito do meu benfica: mas antes ainda estão eletricidade, gás, ...
    Haja decoro!

    ResponderEliminar
  2. Estas crónicas semanais de F.Seara, são sempre escritas num estilo "multi-usos" e sempre com a "escova" na mão , para "amigos", ou Doutores ou Presidentes disto ou daquilo. O Parágrafo 4 sobre a "prestação" (?) do Benfica contra o Vizela fez-me rir. Quando F.Seara diz que o Benfica …" ao intervalo perdia e não conseguia impor o seu jogo mesmo com o Vizela reduzido a dez jogadores…?!?!?! " MAS DE QUAL "JOGO", o Vizela não permitiu o Benfica de fazer ? Não terá sido porque o Benfica, precisamente, não apresentou jogo nenhum ?










    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!