Últimas indefectivações

terça-feira, 29 de outubro de 2019

O maior crime de sempre em Portugal - Parte V


"Assustador! Assustador! Assustador! Mas há muito mais, muito mais coisas assustadoras!
'Cantarei até que a voz me doa
Ao meu país, à minha terra, à minha gente
À saudade, à tristeza que magoa
Ao amor de que ama e morre ausente'

'290. Com efeito, no dia 12 de Dezembro de 2017, pelas 22:13:56h, o arguido Rui Pinto, fazendo uso do IP 128.31.0.13 através de formas de anonimização, criou o blogue mercadobenficapolvo.wordpress.com, acessível, à data, através do URL https://mercado-benficapolvo.wordpress.com no domínio Wordpress. 291. Aquando do registo indicou como nome de utilizador 'mercadobenficapolvo' e, como endereço electrónico, 'ose-mails-dopredroguerra@tutanota.com', tendo dinamizado o conteúdo do blogue desde a sua criação, com publicações alusivas ao mundo futebolístico, como correio para efeitos de contacto'.
Dúvidas então não existem de que foi Rui Pinto que publicou as caixas de correio electrónico de todas as pessoas do Benfica que por isso foram afectadas e todas e quaisquer pessoas que trocaram e-mails com todos estes benfiquistas, eu incluído!
Todos, mas mesmo todos, são lesados pela conduta de Rui Pinto.
Outra coisa bem diferente é a quem foram entregues estas caixas de e-mails? Quem tem a informação toda dos e-mails destas pessoas?

Rui Pinto
Três processos
Neste momento existe a correr três processos contra Rui Pinto.
Um respeita à acusação já conhecida e abrangeu todas as entidades que descrevi nos quatro artigos até aqui publicados.
Há cerca de um mês, foi extraída uma certidão do processo principal, para investigar centenas de intromissões em quase duas dezenas de entidades.
Diz a certidão o seguinte:
No âmbito da presente investigação, designadamente, da análise ao material informático apreendido ao arguido Rui Pinto, apurou-se indiciariamente que o arguido, para além dos acessos indevidos às entidades e caixas de correio constantes da acusação, acedeu igualmente a sistemas informáticos e caixas de correio de muitas outras entidades, públicas e privadas, designadamente: ao Ministério da Justiça, Rede Nacional de Segurança Interna, Liga Portuguesa de Futebol, Atlético de Madrid, Leixões Sport Clube, Urbinvest, Landscape, Fidequity, SIGA Sable, Grupo Fosun, a IURD, Vilarreal Clube de Fútbol, Futbolnly Klub ShaKhtar, FIFA, UEFA, Sport Lisboa e Benfica, Fútbol Clube Barcelona, Manchester City, Real Madrid, Inter de Milão, Juventus, Ajax, Clube Desportivo Nacional, Futebol Clube do Porto, bem como a caixas de correio dos jornais Record, Correio da Manhã, escritórios de advogados RPS, Vieira de Almeida, Vaz Serra, Abreu Advogados e Carlos Osário Castro, etc.
Este é o segundo processo.
Entretanto, desde inícios de 2017 corre também um processo autónomo que investiga todas as intromissões e divulgações do que se designou por e-mails do Sport Lisboa e Benfica.
Este é o terceiro processo.

Perfil traçado
A fls. 397 do II volume do processo em que foi acusado, lê-se quanto ao que podemos designar por perfil do hacker, o seguinte:
Técnico brilhante responsável pelo acesso a contas bancárias sediadas nas Ilhas Caimão perfeitamente coincidente com os acessos conseguidos junto do Caledonian Bank.
Além da identificação civil completa do suspeito, foi ainda efectuada pesquisa junto do SPO verificando-se que o referido indivíduo foi interveniente no Proc. 7541/13.8TDLSB (que correu termos junto da Directoria do Norte) e que se reporta a factos em tudo coincidentes com os investigados nos presentes autos.
No referido processo, o Caledonian Bank Limited formaliza denúncia por burla informático e acesso ilegítimo ao sistema informático, intromissão que viabilizou duas operações fraudelentas: 34627€ (4685726$, consumada) e 229748,76€, devolvida) - esta última visando o património da ofendida NetJets - Transportes Aéreos, SA.
Formação académica superior (universitário, com boas capacidades de expressão escrita) compatível com a licenciatura em História (junto da Universidade do Porto - UP, com frequência de programa Erasmus em Budapeste, Hungria, junto da Eõtvos Leránd University);
Do mesmo Volume II a fls 401, consta a seguinte informação:
Em seguida deslocámo-nos ao DIAP do Porto (9.ª Secção) para realizar a consulta do Proc. 7541/13.8TDLSB (vide inf. a fls. 62 e seguintes) a fim de recolher mais elementos apurados em sede de investigação dos referidos autos. Neste sentido confirmou-se pela consulta física do processo que a operação fraudulenta em causa nos autos possui o seguinte IP completo com grupo data/hora (IP 193.137.39.10 às 10/10/2013, pelas 05h46 UTC) - a fls. 288 a 292. Neste sentido, confirma-se que o IP corresponde à range associada à Universidade do Porto, apenas não tendo sido possível definir um utilizador específico (atendendo a que o registo de utilizadores se limita a uma semana!).
A fls. 307 a 309 verificou-se o proc. individual do suspeito constando-se que o suspeito, nesse período, frequentava a licenciatura de História na Fac. de Letras da UP.

Processo Cível Contra o FC Porto
Movido pelo SL Benfica
Matéria Dada Como Provada
'29. O réu Francisco J. Marques acedeu a essas informações através de um contacto prévio via e-mail com pessoa desconhecida, que lhe enviou alguns e-mails para amostragem. Convencido do interesse e veracidade dos mesmos, pediu a remessa de mais e-mails, que recebeu inicialmente no seu e-mail oficial do FCP SAD e mais tarde num e-mails encriptado criado para o efeito.
48. O FCP clube e a FCP SAD divulgaram e-mails e demais correspondência relativa ao domínio @slbenfica.pt, bem como as comunicações (telefónicas e mensagens de texto) e detêm em seu poder informação comercial/segredos de negócio das autoras, ainda que o façam através do seu director de Comunicação e Informação  (Francisco J. Marques), no canal de televisão por si detido e controlado (i.e., o canal de televisão Porto Canal da ré Porto Canal).
56. Os réus sr. Jorge Nuno Pinto da Costa, dr. Caldeira e dr. Fernando Gomes, através da liderança do primeiro, e a concordância e a adesão solidária dos segundos, definiram e definem a estratégia de comunicação das rés FCP clube, FC Porto SAD, FC Media, Porto Canal, o seu posicionamento no caso dos e-mails, as relações institucionais e empresariais daqui decorrentes, incluindo designadamente todas as actividades e actos de divulgação, que seguiram a orientação e determinação (genérica) dos réus sr. Jorge Nuno Pinto da Costa, dr. Adelino Caldeira e dr. Fernando Gomes, sob liderança do primeiro.
67. No dia 8 de Agosto de 2017, Francisco J. Marques divulgou, no mesmo programa Universo Porto - Da Bancada, indicados novos e-mails e comunicações relacionado-os com as autoras e com a prática por estas de actos ilícitos e criminais, conforme resulta das notícias da imprensa escrita de 9 de Agosto de 2017, cfr. documento n.º 14 e a gravação em CD que se juntou como documento n.º 14 do requerimento inicial da providência cautelar.
69. Francisco J. Marques volta a divulgar novos e-mails, no programa Universo Porto - Da Bancada do dia 29/08/2017, conforme Documento n.º 7 que se junta. Denunciando uma troca de e-mails entre o antigo delegado da Liga Nuno Cabral e Paulo Gonçalves.
Durante este programa, além de implicar que o árbitro Bruno Paixão teria ligações ao Benfica, Francisco J. Marques diz (46:23) 'Acabamos de estabelecer mais um árbitro com uma ligação ao Benfica, através de um intermediário. A comunicação entre o senhor Bruno Paixão e o senhor Paulo Gonçalves era estabelecida através de um intermediário chamado Nuno Cabral, e o senhor Bruno Paixão utilizava um pseudónimo, um outro nome. (47:03) Cada cavadela, cada minhoca! Isto, volto a repetir, tem proporções bíblicas! E alguém tem de pôr mão nisto. As entidades desportivas têm de, de facto, se preocupar com isto de forma muito séria, porque qualquer dia eu não sei o que é que acontece. Mas isto é um polvo gigantesco! (48:15) Isto é um escândalo! É um escândalo! E alguém tem de fazer alguma coisa. Tem de se olhar para isto! O Futebol Clube do Porto está a fazer um papel em defesa do futebol português que tem de ser louvado, porque o Futebol Clube do Porto está a desmontar a falsidade que há! É uma falsidade gigantesca!'.
O sr. Francisco J. Marques tem toda a razão! É uma falsidade gigantesca, mas dele para os outros, e não dos outros para ele.
Assustador! Assustador! Assustador! Mas há muito mais, muito mais coisas assustadoras!"

Pragal Colaço, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!