Últimas indefectivações

sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Títulos e mais títulos

"Com a conquista da Supertaça, Luís Filipe Vieira alcançou o 22.º título oficial no futebol profissional do Benfica.
É, pois, de longe, o presidente mais titulado da história do Clube.
Em segundo lugar da lista aparece Borges Coutinho, com oito troféus, seguido de Fernando Martins e dos irmãos Vieira de Brito, com seis cada. Mais dez presidentes conseguiram títulos no Benfica, como João Santos, Fezas Vital, Ferreira Bogalho e outros nomes sonantes do longo historial encarnado. Considerando todos os títulos (e entre Campeonatos, Taças, Supertaças, Taças da Liga e provas internacionais, somamos oitenta e um), Vieira tem, à sua conta, a impressionante percentagem de 27%. Ou seja, mais de um quarto do palmarés do nosso futebol foi construído pelo actual presidente, o que diz muito daquilo que têm sido os anos mais recentes.
Pode alegar-se que antigamente não havia Taças da Liga nem Supertaças. É verdade. Mas também é verdade que até aos anos oitenta praticamente não havia FC Porto. Não reste a menor dúvida de que é hoje muito mais difícil conquistar competições nacionais do que outrora - internacionais nem se fala, pois com a mercantilização do futebol mundial os meios ficaram concentrados em cinco países. Fosse o nosso adversário apenas o Sporting, como aconteceu durante décadas, e o futebol português era agora uma doce monotonia de conquistas benfiquistas. Note-se que há dez anos consecutivos que terminamos o Campeonato à frente dos vizinhos.
Há ainda as modalidades, o património, a gestão. Mas o que se ganha no relvado é um bom espelho do Benfica que hoje temos. Saibamos valorizá-lo."

Luís Fialho, in O Benfica

1 comentário:

  1. convinha acrescentar que é o presidente com mais anos ...convinha fazer uma ponderacao...seria interessante

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!