Últimas indefectivações

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

O problema está em RdT-Seferovic?

"O Benfica perdeu com o FC Porto por 0-2 no passado Sábado, mas pior que a derrota foi a maneira como a equipa jogou. O Benfica fez um único remate à baliza por Rafa, aos 74 minutos. A equipa teve muitas dificuldades na construção perante um bloco de oito homens do FC Porto. Foi uma questão de matemática. Tal como Bruno Lage disse, o Benfica atacava sempre com seis jogadores à frente da linha da bola. Mas o FC Porto defendia sempre com oito. Isso permitia que o FC Porto conseguisse sistematicamente encurralar alguém nosso e recuperar a bola ou obrigá-lo a errar. Dias maus acontecem a todos. Mas se nos lembrarmos bem não foi a primeira vez este ano que tivemos estes problemas. O mesmo aconteceu na primeira parte com o Sporting na Supertaça. Só no contra-ataque e com os erros da defesa do Sporting é que os conseguimos golear. O que é que está a prejudicar a nossa construção? O problema está em RDT-Seferovic?
1. O Benfica assume um 2-2-4-2 quando está em construção. Isto é, Rafa e Pizzi colocam-se entre a linha defensiva e a linha dos médios do adversário. Nuno Tavares e Grimaldo sobem como se de dois extremos se tratassem. Samaris e Florentino funcionam como pivots defensivos. Rúben Dias e Ferro ficam atrás. Tem sido assim nos primeiros jogos desta temporada. O FC Porto defendeu em 4-4-2, onde os dois avançados (Marega e Zé Luís) pressionavam Samaris e Florentino e os médios-ala (Baró e Diaz) fechavam por dentro deixando Rafa e Pizzi para quatro homens quando o Benfica jogava pela zona central. Quando o Benfica jogava pela zona lateral, o médio ala juntava-se ao lateral (Corona ou Telles) e faziam muitas vezes dupla pressão no nosso lateral. Foi assim o jogo praticamente todo.
2. Se a bola mal entrou em Rafa ou Pizzi (e nas poucas vezes que entrou, eles ficaram embrulhados em dois-três jogadores do FC Porto), ainda menos vezes chegou a RDT e a Seferovic. O Bruno Lage insistiu manter a dupla até 20 minutos do fim. Qual é a vantagem de ter dois pontas de lança se depois a bola não chega a nenhum. O problema não está no Seferovic ou no RDT individualmente. O problema está no facto de ambos jogarem ao mesmo tempo. Mesmo que tenham movimentos diferentes (RDT baixa mais que Seferovic), RDT não faz o trabalho que João Félix fazia e isso não cria os desequilíbrios que estávamos habituados no ano passado. Se RDT não baixa como deveria baixar, Rafa e Pizzi ficam embrulhados numa série de jogadores adversários e ninguém é capaz de ligar o jogo. Se ninguém liga o jogo, não saímos do meio-campo.
3. Isto foi debatido desde o início de Julho quando RDT foi contratado. RDT e Seferovic nunca pareceram conciliáveis. No entanto, a política de mercado do Benfica foi indicando o contrário. Depois da venda de João Félix, não se contratou um segundo avançado, mas sim outro ponta de lança. Ninguém sabe bem porque é que pagar 17M por Carlos Vinícius é um bom negócio, mas pagar 20M pelo Luca Waldschmidt já não é. A verdade é que o Benfica precisa de um Waldschmidt e não de um Carlos Vinícius. Se calhar até já o tem dentro do plantel. Chama-se Jota e Chiquinho. No entanto, por algum motivo Bruno Lage tem insistido na dupla que nem joga, nem faz jogar.
Os problemas em chegar à baliza adversária não são novos. É verdade que os Benfiquistas gostaram muito da vitória por 5-0 ao Sporting. Mas lembram-se como foi a primeira parte? As dificuldades que tivemos em chegar à baliza adversária? Se não fosse um enterranço do Mathieu e do Coates, se calhar a história desse jogo tinha sido diferente porque o Sporting naquele sistema de três centrais foi conseguindo contrariar a nossa construção. Só depois do 2-0 tivemos oportunidades para ganhar por mais do que 5-0, mas até aí o jogo estava a ser diferente. Vamos ver que 11 é que Bruno Lage vai apresentar na Pedreira. Tenho dúvidas que não haja novidades na frente de ataque."

2 comentários:

  1. Com o Facebook qualquer idiota dó opinião como se de um Einstein ou Leonardo da Vinci se tratasse. O que fez, faz, disse, confirmou-se ou não nada interessa. Só interessa o que diz mesmo que diga o que quem ouve interessa ouvir.

    Então na merda desde blog todo o cagalhão faz figura. Unta a cara com merda, ginjas d'óbidos. Larga o Benfica que este merece pessoas com classe.

    Sócio 108 117 - João Martins

    ResponderEliminar
  2. Como se fosse a primeira vez que uma equipa que vem à luz jogasse com todos os jogadores, 11 e não 8, uma questão de matemática, atrás da linha da bola.
    O que se aprende na net.
    Como se os problemas do jogo estivessem apenas no Seferovic e no RDT.
    Problemas de chegar à área do Sporting? Os 2 golos na 1ª parte foram marcados por quem? Pelos defesas do Sporting?

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!