Últimas indefectivações

terça-feira, 23 de julho de 2019

Dúvidas próprias do início da temporada

"O Benfica está mais próximo do desenho final; o FC Porto precisa de ir ainda ao mercado; o Sporting vive na dúvida sobre Bruno Fernandes

A preparação das equipas antes dos jogos oficiais representa um passo importante para o sucesso ou insucesso da época, que não pode, nem deve, ser desvalorizado. Ao mesmo tempo que as equipas técnicas colocam no terreno toda a sua sabedoria, recorrendo cada vez mais a métodos inovadores, para criarem as melhores condições físicas aos jogadores, ao longo da época, o entrosamento entre sectores e os automatismos que fazem a diferença entre os melhores e os outros, ocupam uma larga fatia da atenção dos treinadores. Quem parte para uma nova temporada com algum lastro de épocas anteriores está sempre em vantagem, face aos que são obrigados a pintar o quadro numa tela em branco.
Os três maiores clubes portugueses encontraram-se em fases diferentes de evolução, por razões distintas, que passo a identificar:
- Marcelo Keizer, no Sporting, debate-se com um problema que dá pelo nome de Bruno Fernandes. Será um bom problemas se o jogador fica em Alvalade, solidificando a construção iniciada na temporada passada; será um problema bicudo se o Sporting deixar sair o seu porta-estandarte, e assim obrigar o treinador a um plano de contingência. O técnico holandês estará preparado para dar resposta em qualquer das situações, mas os tempos de incerteza que vai vivendo não podem agradar-lhe. Cada movimentação estudada para Bruno Fernandes poderá ser tempo perdido se o internacional português rumar a outras paragens. E quanto mais tarde houver uma definição, pior para o treinador.
- Sérgio Conceição, que tem pela frente a tarefa de não falhar a Champions (mais de 40 milhões de euros...), viu partir Maxi, Felipe, Militão, Herrera, Brahimi e Óliver, além do Casillas, e ainda espera por reforços que lhe permitam dar maior solidez à equipa. Em tempos de vacas magras na tesouraria do Dragão, calha bem ao FC Porto ter um treinador com um espírito de missão arreigado.
- Bruno Lage tem a equipa a evoluir na continuidade. Mas, mesmo assim, percebeu-se no jogo com o Chivas que Raul De Tomas ainda pisa, inadvertidamente, terrenos que são de Seferovic, e que está à procura do melhor entrosamento para jogar entre-linhas (algo que Jota, mal entrou, fez na perfeição). Mas, claramente, é o Benfica quem está mais perto do desenho final. Sem surpresa.

Ás
Ismael Bennacer
Internacional sub-18 e sub-19 pela França, Bennacer, 21 anos, optou pela Argélia e foi eleito o melhor jogador do Campeonato Africano das Nações, que a sua equipa conquistou, colocando ponto final num jejum de 26 anos. Cereja no topo do bolo de Bennacer? A transferência do Empoli para o Milan deste ex-júnior do Arsenal...

Rei
André Silva
O internacional português vai ter nova oportunidade de relançar uma carreira que já o levou do Porto a Milão, depois a Sevilha e agora ao Mónaco. Leonardo Jardim, que já conta com Ronny Lopes, Adrien Silva e Gelson Martins, engrossa assim o contingente lusitano, numa época de reconquista da equipa do principado.

Rei
Renato Sanches
O Bayern Munique fez saber que rejeitou uma «oferta importante» por Renato Sanches, reiterando que acredita na afirmação do internacional português - que foi titular na vitória sobre o Real Madrid - na melhor equipa do campeão da Alemanha. A bola fica agora do lado de Nico Kovac, o treinador e, é claro, de Renato...

Gareth Bale: OPV de um craque por cem milhões
«O Bale ficou de fora porque o Real Madrid está a tratar da sua saída. Se for amanhã, tanto melhor...»
Zinedine Zidane, treinador do Real Madrid
Está em curso, e Zidane serviu de porta-voz, uma oferta pública de venda (OPV) de Gareth Bale, craque galês e putativo candidato a melhor jogador do mundo, por quem o Real Madrid pagou mais de cem milhões de euros. Na ascensão e queda de Bale, mas também na circunstância de Neymar, percebe-se como é falível a fórmula que determina o chamado valor de mercado.

Bruno César é estrela no universo do Vascão
Aos 30 anos, Bruno César, o 'chuta-chuta', continua a fazer manchetes na imprensa brasileira. Ontem marcou na vitória do Vasco da Gama sobre o Fluminense e foi capa do Ataque, mostrando que apesar de ter uma carreira de globetrotter (dez clubes enquanto profissional), continua aí para as curvas...

Tudo começou em Vilamoura
Quando tinha apenas 25 anos, Shane Lowry, irlandês de Mullingar, deu nas vistas no mundo do golfe a vencer o Open de Portugal. Segundo no US Open de 2016, Lowry escolheu um terreno que conhece como as palmas das mãos para se sagrar vencedor de um major. Ontem, no difícil campo de Royal Portrusch, na Irlanda do Norte, Lowry, ar bonacheirão e barriguinha de Guiness, foi mais forte do que uma concorrência composta pelos melhores golfistas do planeta e venceu o British Open, terminando com uma vantagem de seis pancadas sobre o inglês Tommy Fleetwood. Dia de festa na Irlanda!"

José Manuel Delgado, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!