Últimas indefectivações

segunda-feira, 3 de junho de 2019

O meu futebol «de porcaria»

"O futebol português respira a habitual paz podre entre épocas. Cheira ainda intensamente a naplam ou, caso prefiram imagem mais moderna, sente-se na boca pungente sabor a ferro, como se Chernobyl tivesse explodido à nossa frente (uau, que série!). O mesmo futebol de «porcaria» para um comentador brasileiro quando rejeita a aposta do Flamengo em Jorge Jesus. Será visão assim tão estranha?
Os nossos clubes pequenos são muito pequenos, os grandes menores quando comparados com os da Big Five. As partidas são pobres, bons jogadores não há assim tantos e, se surgir quem queira impor ideia mais complexa, tem aí o primeiro obstáculo. Algo como o tiki-taka seria impossível.
É o próprio futebol português que quer essa liga «de porcaria», Benfica, FC Porto e Sporting pretendem manter o status quo e depois discutir o título entre si. Nunca estão lado a lado ao mesmo tempo, e quando estão é para derrubar e não construir. Aos outros falta força.
Assistimos ao enxovalhamento continuo e total do produto, e vimos sair com perplexidade um ou dois castigos só para dizer «presente». É há muito altura de parar. E pensar!
O jogo é o bem maior. Essa é a maior revolução. Os clubes não devem regular-se a si próprios, mesmo que isso signifique o regresso das Ligas a uma federação que pouco tem feito para merecê-las. O VAR e o intangível conceito de verdade desportiva são apenas uma bandeira entre outras.
Castigos que realmente castiguem, precisam-se. Justiça célere. Formar dirigentes para que sejam melhores gestores, saibam mais do jogo e errem menos. Formar árbitros. Ligar os clubes profissionais à formação. Tantas cosias!
Primeiro, respeito! Calar quem se sente bem no meio da porcaria. O resto virá depois, assim que a terra volte a ser fértil."

Luís Mateus, in A Bola

1 comentário:

  1. Esta mania dos jornalistas ou pseudo analistas portugueses de estarem sempre a bater na mesma tecla dos 3 clubes que disputem entre si os campeonatos (3????).
    Entao digam la quem sao os cronicos campeoes em: Espanha (R.Madrid e Barcelona), em Inglaterra (United, City, Chelsea e Liverpool....)Italia (Juventus e ?? )França (PSG....)etc, etc...
    Pensam como os brasileiros que tem grandes campeonatos mas os jogadores querem e vir para a Europa....Palhaçada!!!!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!