Últimas indefectivações

segunda-feira, 3 de junho de 2019

A pirâmide dos campeonatos

"Terminaram este domingo os quartos-de-final da fase final do Campeonato de Portugal, onde foram eliminadas as equipas do Vizela, Fafe, Sp.Espinho e Lusitânia de Lourosa pelas equipas do Vilafranquense, Praiense, Casa Pia e U.Leiria, respectivamente.
Longe vão os tempos em que os primeiros classificados das Zonas Norte, Centro e Sul, subiam à 2ª Liga, sem fase final, ou seja, de forma directa, uma equipa que representa uma zona do país, que, ao contrário do que se passou ontem, está cada vez mais virado a norte...
Desengane-se aquele que pensa que estou a escrever estas linhas porque as equipas nortenhas foram todas eliminadas. A intenção deste desabafo vai no sentido da injustiça que é uma equipa chegar ao fim de 34 jornadas, terminar a sua série como líder e em dois jogos apenas, não conseguir a subida aos campeonatos profissionais, como foi o caso do Vizela ou do Sp. Espinho.
Este Campeonato de Portugal, é provavelmente o mais competitivo do nosso país pois entram em competição 72 equipas onde só apenas duas, conseguem a subida e 20 descem aos campeonatos distritais. Não seria mais justo os primeiros classificados subirem directamente, caro leitor?
Há uns tempos que venho imaginando qual seria a melhor solução para o nosso futebol no que concerne ao equilíbrio entre equipas do norte e sul do país nos campeonatos profissionais. Quando terminou a Liga NOS, "soaram alarmes" com uma imagem gráfica que circulou nas redes sociais, em que o futebol profissional no nosso país estava cada vez mais centrado a norte, mais propriamente nas associações do Porto e Braga com cinco representantes cada.
Tomei a liberdade de pegar num papel e caneta e tirar ideias do que seria o "organigrama" ideal para os Campeonatos em Portugal. A Liga NOS conta actualmente com um campeonato a 18 equipas, descendo duas (excepcionalmente desceram três este ano, devido ao caso Gil Vicente) em troca com outras duas que provêm da Ledman LigaPro. Até aqui, tudo bem, se bem que se poderia discutir um play-off entre o 16º classificado da Liga NOS e o 3º da Ledman LigaPro.
Depois a Ledman LigaPro, conta com 18 equipas, onde sobem os dois primeiros e descem o últimos dois (excepcionalmente desceram três este ano, devido ao caso Gil Vicente), por troca com os dois finalistas do Campeonato de Portugal.
Ora, a meu ver, o ideal seria o seguinte:
Liga NOS (1ª Liga)
- A Liga NOS com 18 equipas, disputada a duas voltas, contabilizando 34 jornadas. As duas ultimas classificadas, desceriam à Ledman LigaPro
Ledman LigaPro
- A Ledman LigaPro sugeria que fosse dividida em duas fases. A primeira fase teria duas zonas, Norte e Sul, onde geograficamente as 24 equipas se incluiriam. Cada zona teria 12 equipas onde teriam de fazer um campeonato a duas voltas, perfazendo um total de 22 jogos. A segunda fase seria dividida em três séries: subida, manutenção Norte e manutenção Sul.
- A fase de subida seria com os quatro primeiros de cada uma das zonas, onde fariam um campeonato a duas voltas, perfazendo mais 14 jornadas. Os dois primeiros subiriam à Liga NOS.
- Nas fases de manutenção, em cada zona, também fariam um campeonato a duas voltas, em 14 jornadas e os dois últimos classificados de cada zona, seriam relegados para o Campeonato de Portugal, perfazendo 4 despromovidos.
- De referir que, terminando a Ledman LigaPro, todas as equipas fariam um total de 36 jogos.
- A pensar: um play-off entre o terceiro classificado da fase de subida, com o 16º da Liga NOS. 
Campeonato de Portugal
- No Campeonato de Portugal, estariam incluídas 80 equipas, divididas por 4 séries: séries A, B, C e D, distribuídas geograficamente.
- Cada série estava contemplada com 20 equipas onde seria disputada a duas voltas, perfazendo 38 jornadas.
- Os campeões de cada série, subiam automaticamente à Ledman LigaPro e os cinco últimos classificados, seriam relegados aos campeonatos distritais, perfazendo o numero de 20 equipas despromovidas.
- Estas equipas seriam substituídas por 20 campeões distritais. (Nos Açores, as associações de Ponta Delgada, Horta e Angra do Heroísmo, teriam de definir o seu campeão).
Chamo a este sistema, um sistema em pirâmide e gostaria que fosse pelo menos pensado de forma a haver mais justiça quanto às subidas e descidas de divisão."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!