Últimas indefectivações

domingo, 21 de abril de 2019

Sobre o VAR

"Numa semana que acabou com as dúvidas sobre a utilidade do VAR - para alegria do Tottenham e desgosto do Benfica -, é hora de fazer algumas considerações sobre aquele que deve ser o caminho da tecnologia em Portugal, que foi pioneiro na sua implementação e não pode, também por isso, ficar para trás por tacanhez ou pelo simples facto de aos clubes parecer mais interessante continuar a alimentar guerra infindável que tem, sempre, na arbitragem a principal arma de arremesso.
Sendo claro que o VAR só pode aspirar, de facto, a acabar com a discussão em lances factuais, como são os fora de jogo - os outros, de interpretação, já se percebeu que serão sempre analisados consoante a cor das lentes de quem os vê... -, é hora de acabar de vez com o barulho desnecessário. Como? Criando condições para que as transmissões sejam semelhantes em todo o lado. Sejamos claros: não é justo para ninguém (clubes, adeptos e árbitros...) que nuns estádios se consiga perceber em dúvidas se um jogador está ou não off side e outros se tenha de ficar na dúvida porque as câmaras não estão colocadas em local que as permita dissipar por completo, como acontece em Santa Maria da Feira, Moreira de Cónegos, ou, como se viu ontem, na Choupana. Se há regulamentos para quase tudo (tamanho da relva, desenhos no relvado...), não pode a Liga - ou seja, para que fique claro, os clubes - introduzir uma regra que obrigue a arranjar nos estádios espaço para as câmaras de TV em zonas que lhes permitam captar as imagens necessárias para acabar, de vez, com tão absurdas desigualdades? É que embora possam dar jeito a muita gente, as discussões desnecessárias não dão jeito algum ao futebol. Que é o que deve preocupar quem dele gosta e quem o deve sempre defender em primeiro lugar."

Ricardo Quaresma, in A Bola

PS: Este ainda não percebeu que aquilo que o VAR e a arbitragem precisa é de gente competente e honesta... o resto é conversa!!!

1 comentário:

  1. O que devia preocupar o jornalista é haver tantos erros com VAR a favor dos mesmos!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!