Últimas indefectivações

sexta-feira, 15 de março de 2019

Vermelhão: Bombas até aos Quartos!!!

Benfica 3 - 0 Dínamo Zagreb


A intenção era 'poupar' jogadores, mas a poupança acabou em 'desgaste' extra, com um prolongamento, completamente desnecessário!!! É fácil ser treinador de bancada, ou de teclado, mas agora parece perfeitamente cristalino: devíamos ter entrado com a 'carne toda no assador', fazer 3-0 ao intervalo, e depois 'gerir'!!!
A primeira parte foi penosa, pois além de alguns jogadores fora de forma, da falta de rotinas entre alguns jogadores, o facto de jogarmos sem pontas-de-lança puros, contra uma equipa que defendia praticamente com 11 jogadores atrás da linha da bola, deu em muitos passes errados... que iam irritando as bancadas!
As substituições ao intervalo tudo mudaram... Ficado provado, que os jogadores não são todos iguais... e que neste momento, com as lesões, e com alguns jogadores 'desligados' (Zivko e Krovi por exemplo...), não temos praticamente soluções alternativas, em várias posições: pontas-de-lança, centrais, lateral esquerdo e mesmo nas alas.
O 'velhote' voltou a ser decisivo, desbloqueando o jogo... que estava complicadíssimo, com as 'coisas' a correrem quase sempre mal, na área do adversário... e com o passar dos minutos, com as muitas pseudo-lesões dos Croatas, o jogo caminhava perigosamente para o fim.
Dito isto, e admitindo a clara superioridade do Benfica, o Dínamo, apesar da estratégia defensiva, demonstrou qualidade táctica, apesar da juventude da equipa, com jogadores fisicamente fortes, defesas com velocidade... e um jogador de 'outro' campeonato: o Olmo, excelente jogador.
Individualmente, destaco o regresso do Fejsa - finalmente! -, foram os 120 minutos ideais para regressar. Defensivamente esteve bem... e com a bola nos pés, ainda fez alguns passes longos!!!
A minha 'preocupação' recai essencialmente, em cima de dois jogadores: Gabriel e Rafa, que fizeram um jogo com muitos quilómetros, muitos sprint's e ambos neste momento não têm substitutos no plantel!
Mais um exemplar jogo do Ferro... muito além da 'bomba', voltou a estar inultrapassável nos duelos, dominou o jogo área, e no 'passe' vai confirmando grande qualidade...
O nota para o Jota que fez a estreia como titular: ainda falta 'algo' ao Jota, para se afirmar na equipa principal, alguma mudança de velocidade, ou força nos contactos físicos, e até nos tempos exactos para fazer os passes ou cruzamentos... Mas nada disso o 'envergonhou', procurou constantemente a bola, procurou a 'sorte'... Pode até não ser este ano, mas na próxima época estará mais forte seguramente!
Estamos em Março, e após todos estes meses de competição 'finalmente' aconteceu o 'inesperado': no estádio pareceu-me que ficou um penalty por marcar contra o Benfica, no início do jogo! O árbitro marcou a falta ao 'contrário'! Mas a ter sido mal decidido, acabou por compensar o penalty' da 1.ª mão, que na minha opinião foi mal marcado (a unanimidade, inclusive entre Benfiquistas, sobre a justiça do penalty de Zagreb, alguns só para 'bater' no Rúben, mete-me confusão...!!!
Mas a arbitragem, teve outros erros... 'esqueceu-se' de alguns cartões para os Croatas...
Se o jogo de Moreira de Cónegos já seria difícil, com o acumulado do desgaste, será extremamente complicado. Como já referi, o Gabriel e o Rafa, pareceram-me os mais desgastados, com o Pizzi por perto...!!! Praticamente sem soluções ofensivas no banco para mudar o jogo, em caso de necessidade (estilo Jiménez!), o melhor será mesmo resolver o jogo de Domingo 'cedo'... porque se deixarmos a decisão para os últimos minutos, duvido que exista força nas pernas e cabeças lúcidas!!!
As opções para os Quartos-de-final da Liga Europa, são 'curtas', entre os nomes 'grandes' o Slavia de Praga e o Villarreal parecem ser os mais 'acessíveis' mas tudo depende dos objectivos 'internos' de cada equipa! Este Dínamo de Zagreb tornou-se mais difícil, porque 'poupou' todos os seus jogadores, já que tem a sua situação no Campeonato decidida... Se o mesmo acontecer com o nosso próximo adversário, qualquer um deles será complicado, se pelo contrário, o nosso adversário decidir 'gerir', tal como nós fizemos nesta eliminatória, o grau de dificuldade será completamente diferente...
Sendo que no nosso caso, com dois jogos consecutivos na Luz (Setúbal e Marítimo), entre os Quartos-de-final da Liga Europa, suspeito que as 'rotações radicais' acabaram! Se os lesionados regressarem, poderá haver algumas alterações, mas só em algumas posições!

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!