Últimas indefectivações

sábado, 23 de fevereiro de 2019

Tácticas e perigos

"O 4-4-2 quase falso, de Bruno Lage. Ai a defesa do Benfica... e o ataque do FC Porto! Keizer podia reconhecer (como Trappatoni, sobre Simão): «Graças a Deus temos Bruno Fernandes»

Bruno Lage virou de pantanas o futebol do Benfica. O mais impressionante está na rapidez (fulgurante!) da sua certeira, e profunda, revolução. Pegou de estava! O tempo, provavelmente no curtíssimo prazo dos próximos jogos (cruciais!), irá dizer da capacidade para muito florir o vistoso jardim por Lage tão velozmente plantado.
Jovem treinador nem pestanejou, anunciando, categórico, mal pegara no leme: regresso ao 4-4-2. O esquema táctico do Benfica tetra-campeão (2 anos com Jorge Jesus, 2 anos com Rui Vitória - este criticado por não mudar, apenas copiando o antecessor!). Acontece que Bruno Lage, passando a 2 pontos de lança, tem, muitíssimo arguto, o enorme mérito de não aplicar o 4-4-2 convencional - nesse sentido, ele é falso... Se fosse o puro, com 2 médios centrais e 2 extremos, os actuais protagonistas d fulcro da linha média não aguentariam. A grande distância entre ter Javi Garcia ou Matic, Witsel ou Enzo Pérez, e ter Fejsa, em declínio, ou Samaris, na parceria com Gedson, cheio de talento, mas menino, ou com Gabriel, ainda em fase de adaptação - foi muito por isso, creio, que Rui Vitória sentiu necessidade de alterar para 3 médios centrais o seu anterior, e vitorioso, esquema.
Estratégico 4-4-2 de Bruno Lage às vezes aproxima-se do losango (esquema de, por exemplo, Paulo Bento nos 4 anos de Sporting vice-campeão), mas, em rigor, só se aproxima. A chave mestra: Pizzi falso ala direito; de facto, salta para dentro, como 3.º centrocampista e maestro pautando ofensiva e... ritmos. No flanco esquerdo, Rafa, ou Cervi, ou Zivkovic, com instruções mistas: mais verticalidade, mas também tendo de fechar dentro na recuperação da bola e na posse desta - que o mesmo é dizer, lá está!, na solidez do meio campo.

Lançar o talento de João Félix (tão jovem!) como 2.º ponta de lança - ora recua, ora deambula para os flancos, muito bem se entendendo com Seferovic e com Pizzi - tem sido precioso trunfo. Seferovic está na melhor época, e de longe!, da sua carreira (já com Vitória começara a impor-se, após quase sair...); nunca fora grande goleador... e ei-lo com mais golos do que na soma dos 4/5 anos anteriores!
Gabriel: outra enorme diferença. Atenção: quem muito insistiu neste reforço, concretizado em última hora, foi Rui Vitória. Depressa lançado no onze, não enganava quanto a poder dar superior consistência/poder atlético ao meio campo; mas, sem pré-época, escasso ritmo... - e o menino Gedson entrou em pleno gás (ambos, em simultâneo, não cabem no esquema de Lage; mas Gedson possui polivalência para também suprir ausências de ... Pizzi). Ah!, Salvio de novo lesionado (para um mês)...

Claras deficiências, filhas de crassos erros na resma de contratações para esta época! Jogando com 2 pontas de lança, o Benfica tem 2 e meio... (ímpar classe de Jonas tantas vezes em longas baixas clínicas). E na defesa pode surgir caos! Débeis alternativas a Almeida e Grimaldo. Problemões já aí estão nos centrais: Jardel e o indefinido Conti lesionados; obrigatória chamada do menino Ferro (tão prometedor quanto sem traquejo, numa posição fulcral), agora tendo de cumprir suspensão; Rúben Dias com 4 cartões amarelos... (e outro = expulsão deveria ter visto frente ao Aves...). Que defesa, daqui a semana e meia, no Dragão, jogo do título para ambos!?
(...)"

Santos Neves, in A Bola

1 comentário:

  1. O que este jornalista e e um ressabiado da treta....
    Porque nao faz ele uma apreciacao do fcp , das suas lacunas, da falta de elementos, das lesoes e principalmente das ajudas que tem tido esta epoca da parte doa arbitros e do Var(avariado)...
    Estes jornalistas da "bolha" tornaram-se os amestrados de um clube...nao sao isentos e nao sei qual o ganho????
    Por isso benfiquistas facam como eu nao compro este jornal ha mais de 3 anos....

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!