Últimas indefectivações

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Um sonho tornado realidade!

"Em 1978, foram dados os primeiros mergulhos na piscina do antigo Estádio da Luz, uma obra que enriqueceu o património desportivo português.

Durante décadas, os nadadores do Benfica aguardaram pela concretização do seu sonho: a construção de uma piscina privativa do Clube. Só quem 'como nós, passou pelo sacrifício de andar em treinos pelas piscinas municipais (e aqui convém realçar o apoio que elas sempre nos deram), perceberá a importância'. Porém, 'por isto ou por aquilo, mais por aquilo que por isto, a ideia não tem passado disso mesmo - de ideia, somente'. Até que, graças à militância dos benfiquistas, que contribuíram nas campanhas promovidas pelo Clube, e do interesse de todos que se empenharam nesta iniciativa, passou de 'ideia a projecto, de projecto a construção, de construção a inauguração' - uma simbólica, a 23 de Setembro de 1978, e a oficial, a 11 de Novembro do mesmo ano.
Para se chegar a este feliz momento na história do Clube foi necessário abdicar do ideal de uma piscina olímpica. Contudo, a obra de 25 metros e com água aquecida era 'bastante funcional e de grande utilidade, reunindo as características indispensáveis para a prática da modalidade'. Estas instalações suscitaram interesse a nível nacional, pois a 'piscina ultrapassa a vida do Clube. É valida não só para o Benfica como também para a natação portuguesa e para a cidade de Lisboa'.
A inauguração simbólica foi mais uma 'impressionante manifestação de solidariedade clubista', pois era necessário angariar fundos para se comprar material técnico e mobiliário para as novas instalações do Complexo Desportivo do Estádio da Luz. Foi 'em ambiente festivo' que foram dados os primeiros mergulhos, sendo um dos primeiros a entrar na piscina e presidente José Ferreira Queimado.
A inauguração oficial integrou as comemorações das Bodas de Diamante do Benfica e contou com um grande festival internacional, 'o maior festival a nível de clubes que se realizou até hoje no nosso país', com a participação de mais três centenas de nadadores. Uma 'festa memorável', em que foram batidos cinco recordes e, das cinco taças de primeiro lugar, três foram para o Benfica. Feitas as contas ao elevado número de inscrições, concluiu-se que esta obra não iria acarretar despesas para o Clube.
Esta piscina foi o 'culminar do sonho de muitos benfiquistas'. Para os atletas, que assim passavam a ter instalações próprias e que os ajudaria a erguer ainda mais alto o nome do Clube, e para todos os aficionados deste salutar desporto.
Pode ficar a conhecer mais sobre a aventura da construção dos espaços desportivos do Clube na área 17 - Chão Sagrado do Museu Benfica - Cosme Damião."

Lídia Jorge, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!