Últimas indefectivações

sábado, 26 de janeiro de 2019

O hacker

"No pretérito dia 16 de Janeiro, quando me preparava para participar em mais um programa de Contas Feitas, Dúvidas Desfeitas, acompanhado dos meus confrades Horácio Periquito e João Tomaz e sempre com o inestimável contributo de Luís Costa Branco, eis que é ventilada a notícia da detenção do hacker Rui Pinto pela polícia húngara!
Começou imediatamente o habitual 'circo mediático', com entrevistas, opiniões, certezas (apenas na cabeça de quem as dizia) e uma miríade de comentários, imagens, som e muita e muita publicidade!
Confrontado com esta detenção no início do programa, preferi adoptar uma posição ponderada e cautelosa, pois a detenção estava a ter um impacto muito para além da realidade, face à forma como a mesma era tratada.
Repare-se que nos dias que se seguiram, os títulos eram de 'Hacker dos e-mails do Benfica' para cima. Mas quand se espremia a notícia, não tinha nada que ver com isso!
Até mesmo quando se começou a navegar para o Football Leaks, os títulos continuaram sempre agarrados aos e-mails do Benfica. Pudera! Isso é que vende!
Vamos por partes!
No já comentado nestes meus artigos blogue Mercado de Benfica, além de gravações áudio, documentos e outras provas online do processo E-Toupeira, foi publicado material muito confidencial de uma conhecida sociedade de advogados. Entre esse material muito confidencial, estava o processo que ficou conhecido pelo processo do 'Espião do SIS'!
Desde contas bancárias de actuais juízes-desembargadores feitas pelo Gabinete de Recuperação de Activos da PJ, até documentos ultraconfidenciais de segredo de Estado, tudo lá foi publicado!
Tornava-se evidente que, após participação de tais factos à PGR, esta tivesse pressionado a investigação da PJ para proceder à detenção do indivíduo já conhecido e apresentado pela imprensa como sendo o autor da fuga dos e-mails, mesmo que no processo não existisse nada que ligasse o hacker aos e-mails.
A lógica era simples: a opinião pública precisava de perceber que a segurança semantinha a imperava, a sociedade teria um sinal de que alguém fora preso, e a apreensão do material informático permitira que se investigasse a posteriori a ligação do hacker ao roubo dos e-mails do Benfica.
Assim, o mandato de detenção europeu abrangia apenas factos relacionados com matéria do Football Leaks, e não matéria relacionada com os e-mails do Benfica.
É verdade que os documentos publicados relacionados com o Football Leaks aflingem tudo e todos, talvez muito mais o Benfica do que o FC Porto, mas essencialmente o universo Jorge Mendes.
No total foram relevados 70 milhões de documentos, número seis vezes superior ao da investigação dos Panama Papers.
Esta divulgação foi feita em conjunto com o consórcio EIC (European Investigative Collaborations), e daí que a imprensa teria todo o interesse em que fosse colocado como ponto principal de actuação do hacker os e-mails do Benfica.
A situação tributária das figuras do futebol foi um dos assuntos mais explorados pelo Football Leaks, com Cristiano Ronaldo a receber particular destaque. E foi por causa disso que o craque veio a ser condenado pela justiça espanhola.
Mas desse universo fizeram também parte José Mourinho, Pepe, Falcão, Xavier Alonso, Gaitan, Gignac, Danilo, Ola John, Juan Mata, Julian Lopetegui e muitos, muitos e muitos outros.
Ainda hoje, se quiseram consultar tudo isto, mesmo com post do dia 21 de Janeiro a pedir a libertação de Rui Pinto, basta irem ao endereço electrónico https://footballleaks.wordpress.com e nomeadamente a decisão do Tribunal da Suíça sobre o célebre caso Marcos Rojo file:///C:/Users/apac/Downloads/CAS%202014-O-3781-3782%20%20Sporting%20vs%20Doyen%20%20Arbitral%20Award.pdf.
Mas tudo o que respeita a contratos, documentos e milhões de bytes de informação é encontrável por essa World Wide Web fora, pelo que jamais deixarão de ser do conhecimento público.
Mas mais grave ainda é ver uma senhora deputada europeia mundialmente conhecida a defender na televisão um género de uma amnistia criminal para o sr. Rui Pinto, que inclusive tinha tentado sacar 1 milhão de euros à Doyen, para não divulgar notícias sobre a mesma, o que levou a Doyen a apresentar denúncia criminal.
Como é possível que uma respeitada deputada europeia que é paga com os nossos impostos diga tamanhos disparates, tendo a sua cereja no topo do bolo sido, e para que não restem dúvida, o que curiosamente consta de uma notícia no blogue do Portal dos Dragões:
Em entrevista à SIC, a eurodeputada Ana Gomes considerou injusta a associação de rótulo de criminoso ao hacker suspeito de roubo de correspondência privada de várias entidades do futebol.
'A justiça terá de apurar o que se passou, mas não aceito que taxem o rapaz de criminosos sem que justiça faça o seu trabalho', começou por dizer neste domingo Ana Gomes na SIC.
'Ele (Rui Pinto) é uma das fontes do Football Leaks, um dos maiores actos de denúncia pública e de corrupção no mundo do futebol.. Estamos perante um pirata informático, que eu gosto de chamar 'lançador de alertas', que conseguiu acesso a informação grave sobre esquemas de corrupção e que comprometemco futebol e o crime organizado ligado ao futebol. O Rui Pinto correu tremendos riscos, sofreu ameaças de morte, porque há interesses poderosos', acrescentou.
'A justiça tem de perceber que é da sua responsabilidade proteger a pessoa investigada. O Rui Pinto pode ter feito um tremendo serviço à comunidade. O processo E-Toupeira também resultou da denúncia que a justiça portuguesa encontrou o Football Leaks', sentenciou.
Recordo-se que Ana Gomes recorreu recentemente à rede social Twitter para defender Rui Pinto ao considerar que o hacker 'espôs corrupção entrincheirada'.
Ó respeitada e clemente representante do povo na Europa, mas que está quase sempre em Portugal a trabalhar - o que tem o E-Toupeira que ver com o Football Leaks?!"

Pragal Colaço, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!