Últimas indefectivações

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

TIC

"Nesta segunda oportunidade, a unidade de todo o Benfica é uma assumida exigência. Por respeito à história e à liberdade na diversidade

1. Ontem na Luz, o intervalo fez muito bem ao Benfica de Rui Vitória. Os primeiros minutos da segunda parte mostraram que as palavras do Presidente Luís Filipe Vieira chegaram ao balneário. O que era lento passou a ser rápido. O que era ansiedade passou a ser intensidade. Foram mais que quinze minutos à Benfica. E tínhamos saudades desta velocidade, de tanta criatividade, de momentos largos de verdadeira nota artística. Ontem, na Luz, renovou-se a confiança entre o relvado e as bancadas. E a grande segunda parte do Benfica fez sorrir Luís Filipe Vieira. O vendaval atacante benfiquista é um sinal animador neste arranque de um Dezembro redentor. Duplamente redentor. Para o Mundo cristão e para o mundo benfiquista. E, nesta segunda oportunidade, a unidade de todo o Benfica é uma assumida exigência. Por respeito à história e também por respeito à liberdade na diversidade que faz do Benfica uma instituição singular e única. E em cada divergência há, logo, uma extraordinária convergência. Agora é o Paços para uma Taça que, largas vezes, conquistámos. A alegria de ontem tem de ser replicada! Bem replicada! Para alegria de milhões que sentem o prazer e detestam a dor!

2. O Benfica, o Benfica da liberdade e da diversidade, do pluralismo e da agregação ao redor do símbolo identificador e do hino inspirador, vive momentos que, na inspiração do Professor Jorge Castelo, se sintetizam em três letras: TIC. Tempo. Ideias. Condições. O tempo em razão dos últimos resultados é um tempo curto. Este mês de Dezembro é um mês exigente e temos de fazer tudo manter - ou diminuir, o que seria fantástico! - a diferença pontual para o líder da Liga. Também é importante que as mudanças anunciadas se traduzam em novas ideias. E estas determinam séria convicção e forte adesão colectiva. É preciso que todos acreditem que é possível - que é essencial - que a reconquista da Liga se concretize já que ele é determinante para o projecto europeu do Benfica. E este projecto não pode ser uma utopia discursiva. Tem de ser um sonho que tem actos e factos que se sentem e que não apenas se pressentem. E daí as condições. E estas envolvem fiabilidade nas propostas - que não em projectos - e viabilidade nos projectos subjectivos que se desejam. Daí que a crítica seja salutar. Por vezes seja, na sua impetuosidade, dura. Mas, no final e afinal, está sempre o Benfica, sempre acima do nosso sentir. E este TIC é essencial neste mês de Dezembro. Há mais jogos difíceis, dentro e até fora dos relvados. No mais importa saudar vivamente os resultados económicos e financeiros da SAD - uma vez mais - e perceber que importa acautelar todos os talentos que o Seixal está, e bem, a projectar e a potenciar. Com a certeza aqui que esta Academia é a concretização de um sonho de Luís Filipe Vieira. E esta saudação, sempre permanente, não tem dias nem horas. É uma saudação em razão do enriquecimento do clube e da SAD e, logo, uma saudação que reflecte um outro TIC. O tempo da construção e da consolidação. A ideia e a sua concretização. Em infraestruturas e em recursos humanos qualificados. E condições para um contínuo crescimento e uma global afirmação e reconhecimento. E estes dois TIC's em dilema são, porventura, e na minha opinião - sempre modesta -, o dilema presente deste Benfica. Com a certeza que só os homens (mulheres) calados (as) é que nunca erram. Por mim assumo que já errei. E não esqueço nunca, acompanhando Edward Pheps, que «o homem que não comete erros geralmente não faz nada!» E no Benfica, nos últimos anos, muito, mas mesmo muito, foi feito!

3. Quando falta uma jornada para o fim da fase de grupos das duas competições europeias de clubes, três referências importa suscitar. A primeira é que já estão fora dos dezasseis e dos oitavos de final da Liga Europa e das Liga dos Campeões marcas importantes como o Mónaco, o Marselha, o PSV ou o Anderlecht. A supremacia do PSG no futebol francês começa a provocar efeitos negativos de contágio! A segunda é que a Rússia aumentou a sua vantagem em relação a Portugal no ranking da UEFA, ou seja, no ranking que determina o número de clubes que participam de forma directa na fase de grupos das competições europeias. O que implica que continuaremos a ter apenas o nosso campeão a entrar directamente na fase de grupos da Liga dos Campeões. A terceira para constatar que as grandes Ligas continuarão a dominar os dezasseis clubes que marcarão presença no sorteio dos oitavos de final da Liga dos Campeões. Onde entra, com todo o mérito, e como cabeça de série, o Futebol Clube do Porto, bem liderado e identificado com Sérgio Conceição. E, assim, se vai construindo uma Europa do futebol em que os grandes são cada mais os permanentes. Com todas as consequências. Também aqui vale o TIC. Tempo. Ideias. Condições!!! O futuro próximo das competições europeias de clubes também está em mudança. Diria que em mudanças.

4. Nestas vésperas de Natal uma das prendas que aprecio são livros. Tenho uma assumida paixão por livros. E lembro sempre a grande Marguerite Duras: «Caminhas em direcção da solidão. Eu não, eu tenho livros». Permitam-me que lhes sugira dois acabados de sair. Um de um Amigo. Um Amigo é aquele que dá a mão. E o livro do Professor Eduardo Barroso - «Sobreviver» -, com um sugestivo fundo em verde, é um retrato de uma paixão pela medicina e pela vida. Confessando que viveu Eduardo Barroso enaltece o SNS e ajuda-nos a sentir «a coragem, as dúvidas, as vitórias e as batalhas dentro e fora do bloco operatório». Lendo o livro ainda mais percebemos o homem e o cidadão e agradecemos o privilégio da sua Amizade. Um outro, em inglês, percorre-nos o Football Leaks. Leva-nos aos bastidores, bem profundos, deste «jogo tão bonito». Resulta da análise - de Rafael Busschmann e Michael Wulzinger - de 18,6 milhões de documentos. E como Voltaire poderemos dizer que «se um livro é mau, nada o pode desculpar; sendo bom, nem todos os réus o conseguem esmagar». Boas leituras!

5. O sorteio da Taça de Portugal levará em princípio no meio de Janeiro próximo o Benfica a Montalegre! Será a festa da Taça em estado puro! Será uma festa de Reis, poucos dias após o sugestivo e acarinhado Dia de Reis. Como será bonita esta festa da prova rainha do futebol português. E assim se conjugam Reis e Rainha. Quando se aproxima a chegada, sempre saudada e por vezes controversa, do Menino Jesus!"

Fernando Seara, in A Bola

4 comentários:

  1. https://1comando1904.blogspot.com/2018/12/shadows-um-alegado-benfiquista-anti.html

    ResponderEliminar
  2. Mas as palavras do Vieira só chegaram ao balneário depois do intervalo, porquê?
    Se o presidente afirmou antes que já todos tinham ficado cientes de que era para jogar à Benfica!

    ResponderEliminar
  3. Caros Benfiquistas como nós pedimos e cremos, um clube com ética e respeito para com os outro, e depois vemos o outro clube os seus dirigentes a fazerem pressao coação ameaças etc etc, nuca já mais devemos ter respeito a um clube que vive a margem das leis e tudo faz para ganhar e tem os Proenças e Fernandos das factura e cascois, nao nos merecem respeito gente CORRUPTA que trabalham em hectares de residos poluentes que minaram o futebol.

    ResponderEliminar
  4. COMO é que é possível ser-se "rastejante" desta maneira , colocando a bajulação de trazer por casa, acima da própria honra ? Esse Eduardo Barroso já demonstrou que a sua sanidade mental, quando defende o sporting, é INDIGNA DE QUEM EXERCE A MEDICINA. Ainda por cima F.Seara FOI VERGONHOSAMENTE ENXOVALHADO EM DIRETO ,( ele, que foi Professor de Direito, na Faculdade...) por este indivíduo , perante as Câmaras de Televisão , num programa sobre desporto transmitido para milhares de Portugueses !!! O que terá motivado F.Seabra , no livro... " do amigo , que dá a mão…", ( depois de lher dado, em direto, um valente pontapé no traseiro…), livro esse que..." ajuda a sentir a coragem, as dúvidas , as vitórias e as batalhas dentro e fora do bloco operatório…(?)",(?). Já agora, no livro, nada sobre O APOIO CEGO E NADA INTELIGENTE, a bruno de carvalho, esse baluarte da sanidade mental ??? F.Seara gosta imenso de dar do…" Sr. Doutor…", e é de esperar que não tenha sido esse o motivo que o levou a publicitar o livro… " do homem, do cidadão…" que, magnânime , concede a F.Seara o imenso privilégio da sua "Amizade…". F.Seara nem sabe a sorte que tem . Amizade...da onça ???


    " do homem e o cidadão que faz de F.Seara um privilegiado, dignando-se a conceder a "sua Amizade."concedendo-lhe a sua

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!