Últimas indefectivações

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

O futebol é de todos

"Não é exactamente essa a tradução de Football for All, que em rigor seria 'Futebol para todos', mas se é preciso apostar em fazer chegar o futebol a toda a gente, isso não passa de repor a própria natureza do grande jogo.
O futebol é de todos e, sim, tem de ser para todos mesmo que não possuam todas as faculdades físicas ou intelectuais da maioria dos cidadãos. É que sendo a bola um objecto vulgar e empreguado numa vastidão de desportos e actividades lúdicas, na maior parte do mundo, quando se diz 'jogar à bola', todos reconhecem que é de futebol que se trata.
Não há nisso nenhuma estranheza, mas não deixa de surpreender o facto de, para os cidadãos portadores de deficiência, a bola estar tradicionalmente confinada às sessões de fisioterapia e a terapia várias em que desempenha um papel fundamental na estimulação, coordenação e motricidade.
Mas centremo-nos na primeira destas questões, que remete para o estímulo e aí facilmente percebermos que todo se passa no domínio da vontade e da motivação. Passos de gigante para a criação de objectivos a atingir, completude e superação. Aí, é pela autoestima e pela dignidade que se abrem os caminhos de felicidade também para tanas e tantas pessoas. E tudo isto com uma simples bola e com um jogo fantástico capaz de fazer brilhar os olhos de todos, mesmo de quem vive por vezes muito isolado do mundo.
Estas razões seriam bastantes, só por si, para que celebrássemos com garra o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se assinala a 3 de Dezembro.
Mas há mais uma: o Benfica, com a sua matriz solidária e humanista. Com a sua cultura inclusiva e de aposta no melhor de cada um para um resultado colectivo. Podem parecer palavra ocas quando pensamos de forma imediata e temos dificuldade em ver como, por exemplo, um cidadão tetraplégico totalmente dependente e sem capacidade de falar pode explorar o melhor de si e oferece à humanidade algum tipo de legado. Se mais não houvesse, haveria sempre Stephen Hawking, um físico notável, um génio brilhante que se atreveu com sucesso pelos caminhos de Einstein, ganhou um Prémio Nobel contribuiu decisivamente para o avanço da ciência.Ocupou nada menos que a cátedra de Isaac Newton em Cambridge. Ah, já agora, era um fervoroso adepto de futebol e chegou a contribuir com modelos matemáticos de análise de influência de contexto sobre a performance da selecção inglesa nos mundiais.
Não poderia haver melhor prova de que o mundo é de todos, e todos desempenham nele um papel, por mais inverosímil que isso pareça. E se o mundo, que também é redondo, é de todos, a bola, essa, é ainda mais, e o futebol também!
Por isso não se esqueçam e façam tudo o que poderem para levar esta mensagem bem longe: Football for All!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!