Últimas indefectivações

sábado, 27 de outubro de 2018

Azia

"Diz-me o dicionário que se trata de uma sensação de ardor no estômago ou de um estado de grande irritação ou de mau humor. Azia, quatro letras apenas e um mal-estar tão grande, que se estende dos relvados aos pavilhões, das pistas às estradas, dos estúdios de televisões regionais às redacções onde o que mais interessa é marrar no vermelho. E já nem vos falo das salas sombrias onde anónimos - que agora são famosos e tremem por causa disso - cometem ilegalidades e teclam mentiras a troco de compensações monetárias que tanto podem passar por uma noite de copos em Budapeste ou por um serviço de quartos de café com leite num hotel manhoso.
A azia que hoje tantos sentem não é causada por comida picante ou avinagrada. É uma condição de saúde física e psicológica que deriva dos resultados das exibições e das convocatórias das selecções nacionais de futebol dos diversos escalões. É causada também pelas apostas e pelos resultados na formação e nas primeiras equipas de voleibol, basquetebol, hóquei em patins, andebol ou futsal - e em ambos os sexos.
Para piorar-lhes a condição, ainda têm de ver os resultados financeiros do marketing e merchadising a passar-lhes pelo inflamado esófago, caindo com estrondo naqueles estômagos vazios há tanto tempo sem petiscar alguma coisa que os satisfaça. E sabem o que é pior?
É que, apesar da existência de sais de frutos, a azia não lhes vai passar tão cedo.
Mastiguem bem e engulam com cuidado, porque a refeição ainda nem vai a meio."

Ricardo Santos, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!