Últimas indefectivações

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Telavive

"Mais um intercâmbio de jovens de projectos da Fundação Benfica e de fundações de outros grandes clubes europeus a atestar o fantástico trabalho de networking que a EFDN - European Football for Development Network está a realizar em toda a Europa. A nossa Fundação é parte desta rede quase desde o seu início e orgulha-se de ter ajudado a construir e fazer crescer esta rede que alcança hoje 59 fundações e organizações de responsabilidade social de grandes clubes europeus de futebol.
Fazemos inúmeros projectos em comum e testamos metodologias inovadoras que uns e outros desenvolvemos para depois replicar pela Europa, mostrando que os clubes de futebol são uma enorme força de transformação social e conseguem resultados importantes mesmo em situações-limite. É o caso, crescente em toda a Europa, do combate à radicalização dos jovens e muito particularmente da urgência na integração e diálogo intercultural de jovens refugiados e/ou provenientes de grupos sociais em conflito. Israel e a Palestina também sabem disso e têm dado uma atenção especial ao papel que o desporto e muito particularmente o futebol pode desempenhar na construção de pontes de diálogo que permitam o caminho da Paz. Uma Paz que, para lá dos grandes palcos políticos e geoestratégicos, não se constrói sem as pessoas comuns, todos os dias com as pequenas coisas e, neste caso, com a esperança e a alegria da juventude.
De Portugal, entre outros provenientes de outros projectos da Fundação Benfica, merecem uma palavra especial os jovens que se destacaram no projecto Hat-Trick, desenvolvido pela Fundação com a Escola Profissional Gustavo Eiffel. Ultrapassando o primeiro ano de trabalho neste prokecto-piloto, os resultados estão aí, e os jovens viram o seu esforço recompensado com um prémio muito especial. À primeira vista trata-se de uma viagem de sonho a um destino exótico para confraternizar com outros jovens. E também é isso, mas é muito mais, porque será uma viagem transformadora e não esquecida por muitos anos.
Neste intercâmbio os jovens desenvolverão actividades comuns e experimentação de diferentes culturas, da música À comida tradicional cozinhada por eles, da partilha de opiniões sobre os problemas comuns do mundo às realidades que uns e outros vivem nos seus países. Vão reunir-se com os seus pares holandeses e israelitas em Telavive e discutir, a partir das suas experiências pessoais em contextos de desvantagem social, como é que os projectos sociais em que participaram os ajudaram a superar-se e ultrapassar alguns receios e limitações a sua realização pessoal.
Ou seja, como aprenderam a projectar-se no futuro sem se deixarem limitar pelas condições do presente e como estão a percorrer esse caminho.
Que saiam dali inspirados e que contagiem outros pelo seu exemplo, e que as suas vozes sejam ouvidas no que considerem motivador e transformador para os jovens, de modo a que as organizações sociais e os países saibam como fazer melhor o seu trabalho!
Bons frutos!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!