Últimas indefectivações

quarta-feira, 27 de junho de 2018

O genial Modric

"É o expoente máximo de uma determinada forma de jogar futebol, que nos tem fugido entre os dedos das mãos; um talento fora de moda, que resiste às novas tendências e luta pela sobrevivência com convicção inabalável. Porque a quantidade se sobrepôs à qualidade e o colectivo se tornou mais importante do que o individual, Luka Modric reciclou em parte o futebol que lhe corre nas veias: como todos os craques entende o jogo como fonte de engano e, em vez de usar a arte em benefício próprio, tem procurado elevá-la à condição global. Não se trata de fazer um ou dois truques com a bola, encantar plateias e transformar-se no herói da comunidade; serve o estilo para colocar o talento e a mentira ao serviço de uma ideia e da comunidade mais ampla que é a equipa.
Quando pega na bola, Modric sabe que todos os companheiros estão disponíveis para alinharem nas suas invenções; que todos o consideram um génio e estão dispostos a participar com uma passe para ele fabricar os sucessivos milagres que vai inventando. E precisa, claro, da cumplicidade com o treinador e de contribuir para a criação do manual que rege os mandamentos da equipa.
A Croácia, que tem várias estrelas, é uma equipa notável. Ao contrário de Ronaldo, Messi, Neymar ou Salah, Modric não se contenta em somar ao colectivo – e estes craques somam muitíssimo. Luka só se realiza a multiplicar o talento, melhorando, só por presença, a qualidade dos outros; em depurar a acção ao ponto de todos acreditarem na mentira que está a contar; em potenciar entre os companheiros a força de mensagens equivocadas sugeridas aos adversários: circular como se fosse burocracia, sabendo que, no momento certo, haverá o passe de rotura; arrefecer a manobra perspectivando o momento de aquecê-lo; jogar pela esquerda com a convicção de que o golpe surgirá pela direita; tocar a bola dezenas de vezes até ao passe ou do tiro fatal.
Modric pensa o futebol com a bola nos pés, por norma virado para a baliza e seguro de que atacar só faz sentido com a participação de muita gente. Quando está em condução todos devem estar conscientes de que não perderá muito tempo; de que a viagem será rápida e o destino da bola será um local do campo com pouca gente, porque essa é a sua especialidade: os lugares vazios. Já o mostrou no Rússia’2018: é tão grande, mas tão grande, que quando brilha a frase solta-se com deslumbramento: "Que bem joga a Croácia.""

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!