Últimas indefectivações

quarta-feira, 27 de junho de 2018

Festa inaugural

"O Certame Velocipédico e Pedestre com que o novo clube de Benfica se deu a conhecer a Benfica.

A 26 de Julho de 1906 fundou-se em Lisboa um novo clube desportivo: o Grupo Sport de Benfica. Pouco depois, o clube que através da junção com o Grupo Sport Lisboa deu-se a conhecer à população lisboeta numa festa inaugural.
O evento, que teve lugar a 2 de Setembro, constou de um Certame Velocipédico e Pedestre, 'organizado sob o regulamento da União Velocipedica Portugueza' e abrilhantado pelo 'prestigimosa Sociedade Philarmonica Eutherpe de Bemfica'.
Tal como estava agendado, às três horas e meia da tarde, teve início a primeira parte do programa, as corridas de velocidade em bicicleta. Os participantes primeiro juniores e depois seniores, competiram ao longo dos 5 quilómetros do trajecto Benfica - Salgados - Porcalhota - Benfica. No final, os primeiro, segundo e terceiro mais rápidos de cada categoria receberam uma medalha de vermeil, uma medalha de prata e um objecto de arte, respectivamente.
A segunda parte realizou-se na 'Quinta da Feiteira, amavelmente cedida pelo seu proprietário o Ex.mo Sr. Cesar Figueiredo', como o clube fez questão de frisar no programa da festa. Iniciou-se com a corrida de fitas, em que os concorrentes receberam 'lindíssimas fitas de «moirée» de varias cores, que gentilmente offereceram as diversas senhoras que assistiam à festa'. De seguida decorreram as corridas negativas, nas quais os vencedores foram premiados 'com um cinzeiro de prata, uma garrafa de cristal e uma buzina'. E 'effectuaram-se depois as corridas de pucaras nas quaes tomaram parte todos os corredores'.
Uma corrida pedestre de três quilómetros, com início e término na Feiteira, passando pela Rua Cláudio Nunes e pelas Portas de Benfica, rematou o programa. 'Pouco depois (...) o jury tomou logar n'uma tribuna armada dentro da quinta (...) para proceder à distribuição dos prémios aos vencedores', que constavam na sua maioria de objectos de arte cuja oferta foi solicitada às 'principaes familias de Bemfica (...) para serem disputados no certamem'. 'Eram 6 horas e meia tarde quando terminou a festa'. Estava oficialmente inaugurado o Grupo Sport Benfica.
O programa do certame é um dos documentos que pertencem ao arquivo do Sport Lisboa e Benfica preservados no Centro de Documentação e Informação."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!