Últimas indefectivações

quarta-feira, 9 de maio de 2018

Quando os penáltis são uma verdadeira raridade

"Falta apenas uma jornada para encerrar a temporada 2017/18. Significa isso que cada um dos 18 clubes participantes já realizou 33 jogos. Como seria de esperar, o que não faltam são dados estatísticos inesperados mas, convenhamos, alguns são mais improváveis do que outros. Destacamos dois que estão directamente relacionados com os penáltis, questão que semanalmente alimenta as polémicas dos adeptos de todos os emblemas. Fique então a saber que um clube (Marítimo) está prestes a fechar a época sem beneficiar de um só castigo máximo, enquanto outro (FC Porto) se apresta para concluir o campeonato sem ser sancionado com nenhum.
Feitas as contas – e mesmo sem contabilizar os períodos de compensação –, cada equipa já disputou 2.970 minutos, o que equivale a mais de 49 horas. Sim, cada emblema tem ligeiramente mais de dois dias inteiros de futebol na competição. Perceber que os madeirenses não conquistaram nenhum penálti em todo esse tempo ou que os novos campeões nacionais não cometeram um único é algo que, à primeira vista, poucos admitiriam como possível. Mas é exactamente isso que os dados demonstram.
Os insulares já vão em 50 encontros consecutivos na principal divisão sem um penálti a favor (o último surgiu na 17.ª jornada da época passada, na vitória caseira diante do P. Ferreira por 3-1), enquanto os portistas somam 38 desafios sem cometer faltas dentro da respectiva grande área (desde a ronda 29 da temporada passada, aquando do empate 1-1 em Braga).
A situação do Marítimo é particularmente curiosa porque, ao mesmo tempo que não conta com um só penálti a favor, a formação liderada por Daniel Ramos soma nove contra. É mesmo o conjunto mais castigado, depois de nesta ronda ter visto serem assinalados dois na goleada (1-4) sofrida em Chaves. 
Não é nada comum, em Portugal ou em qualquer outra liga de topo, encontrar clubes que fecham uma época sem penáltis a favor ou contra. Entre nós, há que recuar até à temporada 2008/09 para deparar com uma equipa (Naval ) que passou toda a época sem ver os juízes sancioná-la com penáltis. Quanto a um campeonato sem beneficiar de castigos máximos é preciso ir ainda mais atrás, até à temporada 2006/07, quando tal sucedeu a Marítimo, Aves e V. Setúbal.

Sabia que...
O Belenenses já tinha tido um jogo com dois penáltis a favor? Antes da recepção ao Portimonense, os azuis beneficiaram de dois penáltis contra o Sporting, também no Restelo. Chaves e Portimonense são as outras equipas com dois encontros com um par de penáltis a favor.
No Estoril-V. Setúbal ambas as formações estabeleceram dois registos invulgares? Os canarinhos, pela primeira vez na temporada, não conquistaram um único canto, ao passo que os sadinos atingiram pela primeira vez os dez. Até à data, a formação de José Couceiro não ultrapassara os 8 cantos (duas vezes).
O recorde de remates do Marítimo não serviu para nada? Em Chaves, os madeirense visaram 16 vezes a baliza flaviense, mas esse máximo na época não impediu que a equipa fosse goleada (1-4). Acrescente-se que o Marítimo é o conjunto com menos ‘disparos’ na temporada (269). O ranking da especialidade é liderado pelo FC Porto (536), com Benfica (524) e Sp. Braga (433) nas posições imediatas."

4 comentários:

  1. O que Vieira foi fazer a uma reunião que serviu apenas para Pinto da Costa exibir-se e gozar com o SL Benfica?

    Andam os benfiquistas a exigir posições de força, boicotes a isto e aquilo, abaixo assinados e uniões contra A ou B e afinal...é o próprio presidente do SL Benfica a expor-se ao ridículo.

    O que eu esperava de um presidente do SL Benfica depois de um ano de ataques ao clube? A sua presença nesta reunião para uma declaração simples:

    "O SL Benfica não tornará a participar ao mais alto nível nestas reuniões enquanto o FC Porto não pedir desculpa pela devassa que fez da vida interna do nosso clube e enquanto não estiverem decididos os processos que colocamos para defender a honra do clube."

    Algo deste género. E assim que terminada a declaração ía embora.

    O que preferiu Vieira? Ficar a fazer "figura de urso" enquanto Pinto da Costa gozou o prato. Lamento mas foi mesmo isto a que Vieira se prestou...e prestou o SL Benfica. Ser gozado.

    Como cereja no topo do bolo, foi acompanhado por Paulo Gonçalves.

    O Sport Lisboa e Benfica não tem quem o defenda. E como escrevi hoje, Vieira está isolado. Dentro e fora do clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais um que é fã do Bruno de Carvalho e dos seus acólitos. Querem resolver tudo como faz uma criança...

      Eliminar
    2. Você é apenas burro ou é mais um infiltrado?

      Em vez dos tribunais vamos antes dar tau tau no rabioque de pinto da costa pelo suposto gozo que só você, talibans e infiltrados conseguem ver.

      Vamos deixar de ir a reuniões porque o outro lá está. Somos cobardes e damos o flanco é? Não, não somos e vão pagar por tudo o que fizeram. E isto para além de ficar sem saber o que se passa nas reuniões.

      Tenha juízo

      Eliminar
  2. A não marcação de pênaltis contra os corruptos quando há VAR é a cabal demonstração que os árbitros continuam a fazer o que querem. E em vez de os que erram serem penalizados de certeza que serão premiados com boas classificações...

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!