Últimas indefectivações

terça-feira, 27 de março de 2018

Marcelo gastou latim e perdeu tempo...

"A clubite está a dar uma contribuição negativa à sociedade, tornando-a intolerante e radical. Não é esse, de todo, o papel do desporto...

O futebol dos clubes regressa no próximo fim de semana e até 20 de Maio, dia da Final da Taça de Portugal, não haverá interrupções. Ou seja, sem pausas para recarregar baterias, vêm aí, até à festa do Jamor, as últimas sete jornadas da Liga, as segundas mãos das meias finais da Taça e os desafios da Liga Europa. Por aquilo que foi possível constatar nos últimos dias, estes jogos decisivos vão ser disputados tendo como pano de fundo um ambiente tóxico, de cortar à faca, onde a calúnia e a provocação têm lugar marcado.
Está à vista de todos que, quando o Presidente da República, na Gala das Quinas de Ouro, fez um apelo à elevação e à compostura, gastou latim e perdeu tempo. O futebol português, por mais que a Federação Portuguesa de Futebol se multiplique em iniciativas de primeiro mundo, por mais que a Selecção Nacional seja campeã europeia e esteja no pódio do ranking da FIFA, ou que tenhamos uma formação que revela competência, visão e modernidade, vai sempre empanar na mais velha de todas as questões, a clubite, desta feita elevada à potência da insanidade, numa senda feita de desespero que só desqualifica quem a pratica. Portugal vive dias complicados por causa do futebol, há demandas em tribunal, as autoridades investigam vários casos e a própria integridade do sistema judicial foi colocado em causa. Tudo isto configura uma situação de tal forma séria que a única coisa responsável a fazer é deixar que as polícias, o ministério público e os juízes façam o seu trabalho, sem ruído adicional.
Infelizmente, é o contrário que se verifica e nada nos faz crer que até ao fim da época haja alguma redução neste clima de afronta e ódio, nesta linguagem entre o impróprio e o bélico, absolutamente fora da tradição do desporto.
No fim da época, como sempre, só um clube será campeão, e apenas um outro será dada uma hipótese de nadar na piscina dos grandes e os restantes vão contar os trocos para a Liga Europa.
Até meados de Maio tudo estará resolvido. Depois desse momento, será preciso viver numa sociedade onde a terra foi toda queimada, as pontes destruídas e qualquer política de diálogo será vista como uma concessão e uma fraqueza. É este o contributo que queremos que o futebol dê a Portugal e aos portugueses?

Ás
Cristiano Ronaldo
A exibição de Portugal frente ao Egipto estava a ser cinzenta e parecia que os campeões da Europa teriam de conformar-se com uma derrota desprestigiante. Porém, Cristiano Clark Kent Ronaldo trocou de roupa na cabina telefónica e já na pele de Super Homem marcou dois golos e deu a vitória a Portugal. Um fenómeno, uma alegria, uma bênção.

Ás
João Sousa
Depois de um apagão que o fez descer até a 80.ª posição do ranking ATP, o tenista português renasceu e apurou-se ontem para a quarta ronda do torneio de Miami após derrotar o norte-americano Donaldson. Este sucesso, após vitórias recentes sobre Zverev o Goffin, prenuncia o regresso do melhor João Sousa.

Ás
Rodrigo Freudenthal
Os Lobos estiveram longe de apresentar na Polónia a sua melhor versão, mas acabaram por vencer na bola de jogo, graças a um ensaio do belenense Rodrigo Freudenthal, conquistando assim o Europe Trophy (III Divisão). Para ganhar à Alemanha e regressar ao Championship, vai ser preciso jogar muito mais e melhor.

O bom exemplo que vem de uma rivalidade acesa
«Disse que estava a brincar (Hamilton afirmou que ia tirar-lhe o sorriso do rosto) e eu acredito nele»
Sebastian Vettel, piloto da Ferrari
Vettel e Hamilton, os dois melhores pilotos de F1 da actualidade, já tiveram alguns desentendimentos que podiam ter acabado mal. Pelos vistos aprenderam com os erros e depois de ter ganho o GP da Austrália, primeira prova da época, o alemão tratou de matar uma nova polémica entre ambos que estava a crescer. E até disse que já tem idade para ter juízo. Um bom exemplo...

Vitória de Guimarães
Júlio Mendes venceu (por escassa margem) as eleições para a presidência do Vitória Sport Club de Guimarães e parte para um terceiro mandato que o colocará como segundo líder (atrás de António Pimenta Machado, 24 anos no poder) com mais tempo no comando do emblema que tem D. Afonso Henriques como símbolo. Não será fácil, por certo, o trabalho que espera Júlio Mendes, mas a tarefa é deveras aliciante, à medida da exigência de uma massa associativa que vive o dia a dia do clube com uma paixão sem limites.

Austrália apanhada em batota no críquete
Os australianos estão em estado de choque e a manchete do 'Daily Telegraph', 'Shame' (Vergonha) revela bem a comoção que vai pelos antípodas. O capitão da selecção de críquete, que está 'on tour' na África do Sul, foi apanhado a modificar a bola de jogo, já foi demitido, mas o embaraço vai permanecer..."

José Manuel Delgado, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!