Últimas indefectivações

terça-feira, 27 de março de 2018

'O Melhor do Mundo'

"Um nome sugestivo para um extraordinário concurso, um valioso troféu e um grande clube.

Para assinalar o seu sétimo aniversário, o Diário Popular organizou um concurso-inquérito sugestivamente designada 'O Melhor do Mundo'. E, como a 'Voz do Povo é voz de Deus'... e melhor do mundo é o Benfica!
Foi em Março de 1949 que, com a premissa de consagrar 'o esforço dedicado e perseverante das agremiações desportivas do País em prol da educação física', o vespertino Diário Popular começou a anunciar 'o maior concurso de todos os tempos!'.
Para participar, era necessário recortar do jornal emblemas e quadras referentes a 'algumas das mais importantes associações desportivas do país', colá-los numa caderneta, fazendo-os corresponder, a indicar o nome do clube a que pertenciam. As cadernetas incluíam ainda as questões 'Qual o clube da sua simpatia?' e 'Qual o desportista que mais admira?', de reposta facultativa, para auferir quais os clubes e os atletas preferidos dos portugueses.
A possibilidade de concorrentes, atletas e clubes 'ganharem prémios valiosíssimo' fez de 'O Melhor do Mundo' um 'extraordinário êxito'. 'Mais de 50.000 pessoas, espalhadas do Norte ao Sul, e até mesmo nos territórios ultramarinos' participaram. E foi 'fraquíssima a densidade de boletins deixados em branco', apenas menos de 2% dos concorrentes optou por não responder ao questionário.
A entrega dos prémios ocorreu a 22 de Setembro, no Teatro Politeama, 'num ambiente verdadeiramente apoteótico'. Depois do sorteio dos prémios dos concorrentes e de 'uma brilhante parada de artistas de prestígio', 'Beatriz Costa fez a entrega dos prémios dos atletas e aos clubes premiados'. Francisco Ferreira, com 16741 votos, foi considerado o atleta preferido dos portugueses e 'a majestosa taça «O Melhor do Mundo» reservada ao clube mais popular', foi entregue ao Sport Lisboa e Benfica. Com 19876 votos, o Clube foi eleito o vencedor absoluto do inquérito. 'E viu-se bem pela ovação que coroou a entrega do valioso troféu, que o melhor do mundo é o Benfica'.
Criada pela Topázio, marca de renome da prataria nacional, a Taça «O Melhor do Mundo» é um dos muitos objectos do acervo do Sport Lisboa e Benfica que, não integrando a exposição permanente do Museu Benfica - Cosme Damião, se encontra em reserva no Departamento de Reserva, Conservação e Restauro."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!