Últimas indefectivações

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Uma reflexão que pode ser útil

"Para onde caminham, no contexto europeu, os clubes portugueses? Há razões para encararmos o futuro com optimismo, ou estaremos condenados a não passar da segunda ou terceira linha da UEFA? Por razões sobejamente aludidas neste espaço, o futebol português vive com uma circunstância altamente condicionante. Trata-se da eucaliptalização produziada pelos três maiores emblemas, que secam tudo à sua volta e impedem um crescimento mais rápido dos restantes clubes. Historicamente tem siso assim e não se vê em nenhum deles - Benfica, Sporting e FC Porto - qualquer vontade de potenciar a competição, aderindo a uma centralização dos direitos televisivos que aproximasse os argumentos financeiros e democratizasse a discussão. Ao mesmo tempo, Inglaterra, Alemanha e Espanha continuam a gerar receitas milionárias, a França descobriu novos patamares de ambição e o recente contrato televisivo dos italianos vai gerar mais de mil milhões por ano. Quer isto dizer que, cada vez mais, os nossos principais clubes são uma espécie de Gulliver em Lilliput, com a ilusão de serem gigantes, mas confrontados com despertares dolorosos quando chamados a tarefas mais exigentes.
Dificilmente, sem que se aumente o nível interno de competição, teremos equipas mais preparadas para o confronto externo, com os danos que já se sentem, e tenderão a agudizar-se, nos rankings da UEFA.
Felizmente, a Selecção Nacional consegue passar ao lado destas preocupações, já que a maioria dos jogadores que vestem o jersey das quinas evoluem nos Big Five e estão a salvo desta estagnação anunciada."

José Manuel Delgado, in A Bola

1 comentário:

  1. Talvez o JMD dissesse que para a contribuição do futebol Portugues era importantes termos uma CS a serio, que defendesse o futebol em vez de fazer primeiras paginas em "paragonas" com assuntos de tricas...

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!