Últimas indefectivações

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Herói em dia de infortúnio

"O trágico acidente abalou todo o país mas, pela mão do jogador electricista, uma catástrofe ainda maior foi evitada.

Depois da sessão da manhã de 5 de Dezembro de 1966 'que, como de costume, no dia seguinte aos desafios, constou de massagens e banhos de imersão', um trágico acidente 'enlutou o Desporto Nacional e o Benfica, em particular'. Porém, a calma e o discernimento de Jaime Graça impediu uma catástrofe ainda maior.
O acidente ocorreu no tanque de hidromassagem do Estádio da Luz. Eram cerca das onze e meia da manhã. Na água estavam Jaime Graça, Cavém, Camolas, Carmo Pais, Santana, Luciano, Eusébio e Malta da Silva. 'Não havia mais ninguém além dos jogadores na sala de banho' quando os choques começaram a atingir os atletas. Valeu-lhes a sensatez e a coragem de Graça que, electricista de profissão, pressentiu o que aí viria e correu a dar o alarme.
'Desligada a corrente, três jogadores jaziam inanimados no fundo do tanque'. Com o auxílio de dois técnicos que, entretanto, haviam chegado ao local, Graça retirou os colegas da água, impedindo que se afogassem. Carmo Pais e Malta da Silva recuperavam os sentidos, mas, foi impossível restituir a vida a Luciano, 'apesar dos desesperados esforços do dr. Azevedo Gomes'.
Dias depois, já recuperados, foram vários os atletas que prestaram declarações à imprensa. 'Foi medonho o que senti... estava consciente, mas paralisado... queria gritar mas não era possível', contou Carmo Pais. Cavém, por sua vez, fez questão de frisar: 'Se não fosse o Graça não sei o que seria de nós... (...) estávamos completamente presos à água'. Ouve inclusive quem mencionasse que Eusébio 'até ficou branco. Nem falava, tal era o susto'.
Assim, Jaime Graça, que havia poucos meses se tinha estreado de 'águia ao peito', via o seu nome nas bocas do mundo como o homem que impediu que o curto-circuito que naquele fatídico dia vitimou Luciano causasse mais baixas de peso no plantel 'encarnado' e na selecção nacional. Mas, recusando tamanho júbilo, Graça insistia em esclarecer, humildemente: 'Talvez por conhecimentos que eu já tinha de electricidade, apercebi-me mais cedo que os outros (...) que estava acontecer uma passagem de corrente (...) e consegui saltar e agarrar-me à vedação para sair para fora do tanque'.
No Museu Benfica - Cosme Damião, na área 22 - De Águia ao Peito, pode saber mais sobre os protagonistas desta histórica."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!