Últimas indefectivações

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Carta ao Pai Natal sobre o futebol português

"Querido Pai Natal,
Tenho vários pedidos para te fazer em relação ao futebol português, alguns em jeito de desabafo.
1– Peço-te para olhares atentamente pelo futebol português que por este andar não sei onde vai parar. O futebol português tornou-se numa tragicomédia.
2– O futebol português não pode continuar a viver num mundo à parte da sociedade portuguesa. Tem que respeitar o Estado de Direito com direitos, mas também com obrigações.
3– Os presidentes dos clubes principalmente dos três grandes, Benfica, Sporting e Porto, têm que perceber que para além deles, há outros presidentes de clubes de futebol.
4- Os directores desportivos têm que deixar de ser correias de transmissão do que os presidentes pensam, mas não dizem. Um director desportivo e de comunicação tem mais tempo de antena do que alguém que tenha uma boa ideia para resolver problemas em Portugal. Está mal!
5- Os comentadores de futebol na televisão em vez de serem apaziguadores e serenos aumentam a escalada verbal e polemizam coisas sem nexo e sem assunto. O seu discurso de ódio e de escárnio e maldizer é contraproducente.
6- Por isso esses programas de televisão, cada vez, têm menos audiência e há muita gente que detesta o tipo de linguagem, atitudes e comportamentos. Eu sou, um deles, já deixei há algum tempo de ver painéis de comentadores desportivos. Não consigo conceber que um jogo tenha 90 minutos e os comentários sejam de horas!
7- O futebol português enferma de uma doença que é a "clubite". Não se aceita que o outro clube possa ser melhor e vencer. É o nosso clube o resto é bosta.
8- Os árbitros que têm grande responsabilidade na condução do jogo deveriam ter condições de treino e salários como os jogadores de futebol. Afinal são tão ou mais intervenientes do que os jogadores.
9- Exigem-se aos árbitros, por vezes, coisas que são humanamente impossíveis.
10- Para ainda complicar mais a posição do árbitro, as culpas vão para o VAR.
11– Gostava que um jogo de futebol em Portugal tivesse menos paragens de jogo e fosse mais agradável de seguir.
12- Gostava que os clubes portugueses apostassem nos jovens e que na equipa principal fosse obrigatório ter um mínimo de jogadores jovens até aos 23 anos.
13- Pai Natal peço-te para que os clubes respeitem mais o Presidente da Federação, o Presidente da Liga e o Secretário de Estado do Desporto. Acho que ninguém liga ao que dizem. Nesse caso não estão ali a fazer nada parecem um verbo-de-encher.
14- Pai Natal peço-te que no futebol português haja menos incitamento ao ódio, à discórdia e à violência.
15- É necessário tomar medidas para pôr cobro a esta espiral verbal com consequências para a imagem do desporto, do futebol e de Portugal. Sendo um péssimo exemplo, para todos, a começar pelos jovens.
16- As claques são um antro de problemas para os clubes e para a sociedade. Acaba com as claques de futebol.
17- O futuro do futebol passa por menos comunicados, e-mails e suspeição, por mais futebol com bela jogadas dos jogadores. Isto é, o futuro passa por futebol jogado, e não, por futebol falado.
18- O futuro do futebol passa pelos dirigentes estarem calados e fazerem o que lhes compete que é dirigir, os jogadores falarem dentro do campo, com golos e boas exibições.
19- Pai Natal gostava que fosse mais barato ir ver um jogo de futebol, que se pudesse levar a família sem medo de confusões e agressões. O futebol como está só afasta as pessoas de irem assistir aos estádios.
20- Pai Natal seria importante todos os clubes da 1.ª divisão receberem valores semelhantes em publicidade e direitos televisivos. Só assim o campeonato seria mais equilibrado e competitivo.
21- Por fim, Pai Natal peço-te que ajudes Portugal a fazer uma boa campanha no Mundial de Futebol 2018."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!