Últimas indefectivações

terça-feira, 22 de agosto de 2017

Benfica, FC Porto e Sporting colados, e a dar bons sinais

"Os verdadeiros testes estão para chegar, até para a classe média do futebol português.

Os três grandes não venciam em simultâneo nas três primeiras jornadas da Liga desde 1994-95. A primeira conclusão, e talvez a mais simplista, a retirar é que Benfica, FC Porto e Sporting começaram focados e dispostos a lutar até à exaustão por cada ponto em disputa, esperando um campeonato muito equilibrado até final. Acredito que em parte seja isso.
Há que acrescentar que Benfica e FC Porto disputaram dois dos três encontros em casa. O Sporting, pelo contrário, saiu por duas vezes de Alvalade. O saldo é amplamente positivo também nos golos, todos com uma diferença de oito (9-1 nos encarnados; 8-0 em dragões e leões). Nunca é de mais, no entanto, lembrar que ainda estamos em Agosto, e os verdadeiros testes ainda estarão para chegar.
É verdade que o Sporting já passou, e com nota alta, em Guimarães, mas até pelo momento que a equipa de Pedro Martins atravessa é necessário ter algumas cautelas nas análises. O mesmo se pode dizer do Benfica, quando olhada a falta de consolidação ainda do Sp. Braga quando visitou a Luz. Há, contudo, bons sinais em cada um dos candidatos e haverá jogos mais complicados, talvez até já na próxima jornada, e convém não esquecer que os jogos europeus poderão tornar-se parte importante da equação. A resposta aos momentos menos bons será, como sempre, uma das chaves do sucesso, e para já é tudo ainda muito cor de rosa.
Veja-se o calendário do FC Porto, por exemplo, que para já respira uma enorme confiança. Braga, Vila do Conde, Alvalade e Bessa são as próximas deslocações de um grupo que se apresenta a meio de uma dieta rigorosa (talvez até em excesso). O mesmo se pode dizer do Benfica – que também anda em tempo de poupança, apesar do número também excessivo de jogadores que apresenta no plantel – e vai ter pela frente Vila do Conde, onde mora um Rio Ave bem interessante – Bessa, Barreiros, Vila das Aves e Guimarães. O Sporting, mais definido em termos de equipa, embora sujeito ao mercado, enfrentará uma aparente fase de acalmia até ao clássico com os dragões, apesar da recepção a um Estoril moralizado e das viagens até à Feira e Moreira de Cónegos.
Os bons sinais são vários. Primeiro uma mudança de energia e dinâmica no Dragão, trazida por Sérgio Conceição, que tem conseguido vencer os jogos com relativa facilidade e reunir os adeptos à volta da equipa. Se o processo de transição defensiva ainda não é perfeito, sobretudo quando ultrapassada a primeira zona de pressão, bem alta e agressiva, mas ainda um pouco sôfrega, a verdade é que Casillas não sofreu golos e há muito tempo para melhorar. Registe-se ainda a inteligência acrescentada com a aposta definitiva em Óliver Torres, e um Aboubakar a reencontrar-se com os seus melhores momentos, a fazer lembrar os primeiros tempos no Dragão. Nem foi preciso recorrer a muito de Brahimi na última partida, mas o argelino também andou com problemas físicos durante a semana.
Em Alvalade, começam a vislumbrar-se melhorias na estabilidade defensiva, e sobretudo no processo de construção, com algumas ideias para combater a falta de jogo interior. Bruno Fernandes assume-se cada vez mais como claro candidato ao onze, seja na posição 8 ou na de segundo avançado, aqui sobretudo em encontros em que se espera maiores dificuldades, fora de casa ou mesmo na Liga dos Campeões. O médio é claramente um jogador acima da média. Inteligente no toque e no posicionamento, muito maduro e explosivo no remate, é candidato sério a ser uma das figuras do campeonato. Boa resposta às dúvidas sobre a condição física deu também Fábio Coentrão, com um belo jogo na Cidade-berço. E há ainda Dost, Gelson, Acuña, Adrien a poder ainda melhorar, o que faz com o que o Sporting pareça ter muito por onde crescer. 
Na Luz, sublinha-se o tridente Pizzi-Jonas-Seferovic, a começar a época a todo o gás. Os encarnados mostram, para já, o processo mais evoluído de construção, o que não significa necessariamente que acabe por ser, no fim, o mais eficaz. Para já, os nove golos marcados dão-lhe razão, mas o que desperdiçou em Chaves, e face ao natural decréscimo do número de oportunidades de golo criadas em jogos fora de casa, obrigam a revisão. Também a defesa continuará a merecer cuidados, sobretudo quando continuam a verificar-se tantas alterações de jogo para jogo – a época volta a começar com um grande número de jogadores lesionados.
Sinais positivos óbvios também para o Rio Ave, não afectado para já pela mudança de treinador, mantendo uma filosofia de posse de bola e jogo coletivo e criativo, e que promete complicar já a seguir a vida do campeão. Também o Sp. Braga parece finalmente dar sinais de crescimento, apesar de outra ou outra perda de mercado, precisamente antes da visita do FC Porto. Testes para os candidatos ao título, mas também para a atual classe média do futebol português.
Há um Marítimo a continuar forte nos Barreiros e um Estoril a entrar na época com um rendimento semelhante àquele com que terminou a última. Sinais da qualidade dos trabalhos de Daniel Ramos e Pedro Emanuel, nos últimos dois casos. Aos canarinhos também chega visita delicada, a Alvalade. 

P.S. Uma mensagem de parabéns atrasados para Inês Henriques pelo título mundial nos 50km marcha, e por mais uma medalha de Nélson Évora no triplo salto. O atletismo português continua a mostrar superação e sinais de saúde."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!