Últimas indefectivações

sábado, 5 de agosto de 2017

A Paz nasce da Ética!

"Este fim de semana tem início mais um Campeonato Nacional de Futebol da Primeira Divisão. Fazendo o balanço do processo coletivo do nosso futebol, devemos sublinhar, nele, duas grandes características. Por um lado, a muito boa valia pedagógica e técnica dos nossos treinadores e o prestígio das nossas escolas de formação de jogadores, que têm oferecido ao futebol mundial alguns dos seus melhores jogadores. Por outro, o elevado grau de conflitualidade entre os principais dirigentes dos nossos principais clubes, o que dificulta um diálogo lúcido e sereno entre os “agentes do futebol” e, num tempo em que as técnicas de publicidade e de propaganda atingiram um elevado grau de eficácia, cria falácias e sofismas do mais cego facciosismo, que se ampliam e reproduzem, tanto individual como colectivamente.
Não passa de um logro um Desporto sem Ética, porque sem Ética não há Desporto, nem Paz verdadeira.
Sem Ética, não há Desporto? Assim é! Não há jogos, há pessoas que jogam. Por isso, o Desporto não se resume, unicamente, a uma Actividade Física, porque é uma Actividade instauradora e promotora de valores. Fazer Desporto é competir, sob a base sólida das “leis do jogo” e… daqueles valores sem os quais impossível se torna viver humanamente! Por isso, a transcendência (a superação), no Desporto, prende-se com a globalidade do ser humano e portanto é simultaneamente física e psíquica e espiritual. Também os dirigentes, os “dirigentes-adeptos” e os adeptos dos clubes de futebol são convidados a transcender-se. Como? Tornando-se cada vez mais livres e libertadores: livres, porque se libertaram dos conflitos resultantes de cegos clubismos, particularismos, reducionismos; libertadores, porque se mostram capazes de lançar pontes de solidariedade em direcções aos clubes rivais.
Aos órgãos da Comunicação Social, apela-se para que se vinculem a uma informação criteriosa, e verdadeira, opondo-se à promoção de “faits divers”, e a uma banalização de um futebol de casos.
No Desporto, mais do que competição, deveremos criar verdadeira “coopetição” (um misto de competição e de cooperação). No dealbar do Nacional de Futebol 2017/18, pedimos licença para lembrar a todos os dirigentes desportivos, mormente os dirigentes dos principais clubes, que é preciso entrar numa era nova de mais diálogo, de mais cooperação, de mais concertação.
O progresso do nosso futebol precisa urgentemente da Paz que nasce da Ética – precisa de homens que, porque eticamente se transcenderam, sejam novos e façam novas todas as coisas. Com “homens caducos” as estruturas continuarão decrépitas. E, com “estruturas decrépitas”, até os homens de poderosos recursos teóricos e práticos, com dificuldade encontrarão espaço, para inovar ou reformar. “A Paz nasce da Ética”, queremos dizer: a Paz só com Ética se concretiza. Com Homens, portanto!"

1 comentário:


  1. Olá Senhora /Senhor,
    Você precisa de um empréstimo pessoal para a melhoria de seu negócio ?
    Você está à procura de investimento para todos os projetos de custo-benefício ?
    A solução est agora bem-vindo !
    Fazemos todos os tipos de serviços de empréstimo tel : Empréstimo imobiliário, Empréstimo empresa, Pret pessoal, Pret automático, etc...
    Nos empréstimos, se o tipo de letra a partir de 10.000€ a 10.000.000€
    Por favor, especifique :
    Quantia do seu empréstimo ...
    Período de amortização de empréstimo ....
    Obrigado.
    E-Mail: jn.carree02@gmail.com

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!