Últimas indefectivações

terça-feira, 2 de agosto de 2016

E quando o árbitro erra?

"Tal como todos os outros agentes desportivos, os árbitros também são penalizados pelas falhas grosseiras que cometem nos jogos.

Existe a ideia de que os árbitros nunca são punidos pelos erros que cometem, que, ao contrário de jogadores, técnicos e dirigentes (sujeitos a alçada disciplinar), não sofrem as consequências das suas más decisões. Isso só acontece porque, até hoje, nunca ninguém se lembrou de explicar claramente como funcionam as coisas nessa matéria.
A verdade é que, tal como todos os outros agentes desportivos, os árbitros também são penalizados pelas suas falhas grosseiras.
Por partes: em cada jogo, há um observador que os avalia. Como? Atribuindo uma nota (0 a 5), em função das suas prestações. Para a fundamentar, o avaliador pode recorrer a imagens televisivas. Sortudo. Os árbitros (ainda) não. Depois envia essa pontuação para o Conselho de Arbitragem, sendo que só mais tarde segue o relatório pormenorizado. Quando é cometido um erro considerado grave (por exemplo, um penalty por marcar ou uma expulsão mal feita), o árbitro é obviamente penalizado na sua nota.
Essa penalização tem duas consequências imediatas: o quase certo impedimento de arbitrar na semana ou semanas seguintes (aquilo a que a imprensa chama de «jarra») e a não retribuição financeira do prémio de jogo a que teria direito caso fosse nomeado.
Para um árbitro, não poder arbitrar devido a uma má prestação é tão mau como para um jogador não poder actuar por ter sido expulso na jornada anterior. Afecta a auto-estima e o brio. Não é pedagógico, é castrador. A consequência financeira, menos importante, é ainda assim assinalável, porque à excepção de uma minoria semi-profissional, os árbitros não têm salário fixo mensal. Ganham ao jogo. E disso depende quase em exclusivo a sua subsistência (e da sua família), visto que é cada vez mais incomportável compatibilizar outras funções com a exigência crescente da arbitragem.
Mas há mais.
A classificação final dos árbitros consiste, quase exclusivamente, na soma das notas obtidas nos jogos. Portanto, se um árbitro tiver uma época menos feliz, fica mal classificado. E se ficar mal classificado, pode ser despromovido e perder as insígnias FIFA, caso seja internacional. Ao contrário de um jogador ou treinador, que pode compensar um ano menos bom com outro brilhante, com os árbitros isso não acontece. No início de cada época, o fim da linha mora a dez meses de distância. Literalmente. E quando isso acontece para alguns, surge quase sempre o fim de uma carreira longe, a extinção do trabalho de uma vida e o fim de um salário expectável.
Sim. Os árbitros são punidos. Não sei se ao ponto de saciar a fome de revolta dos mais indefectíveis, mas são.
E também por isso são sempre os maiores interessados em acertar muito e errar pouco. Não pelos riscos que isso acarreta à sua própria carreira, mas por serem pessoas íntegras e com enorme sentido de missão."

Duarte Gomes, in A Bola

1 comentário:

  1. Seria possível perguntar aoDuarte Gomes a sua opinião sobre o presidente da arbitragem e a "contratação de peso" do seu filho pelo sporting.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!