Últimas indefectivações

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Edite Cruz, atleta-padrão de 1955

"No festival da Solidariedade Benfiquista, o momento alto foi a entrega de troféus aos atletas que 'mais de distinguiram na defesa da camisola do Benfica'.

Na noite de 22 de Novembro de 1955 decorreu, no Pavilhão dos Desportos, o primeiro 'Festival da Solidariedade Benfiquista', com o intuito de promover o convívio entre os 'atletas de todas as modalidades praticadas sob a mesma bandeira' e de obter verbas tanto para o Fundo de Reserva Anual da Solidariedade Benfiquista como para as obras do novo parque de jogos do Clube.
Do programa constaram jogos de andebol, futebol de salão e basquetebol, todos disputados por atletas de outras modalidades, e uma demonstração de ginástica 'adequada à preparação das equipas de futebol, dirigida por Otto Glória'. 'A sala do Parque Eduardo VII se emoldurou de uma multidão vibrante de entusiasmo', que observou curiosa 'a faculdade de adaptação que os diversos atletas' demonstram a 'praticar modalidades diferentes das que lhes são habituais'. O jogo mais pitoresco terá sido um dos de andebol, 'disputado entre duas equipas de «peso»: os lutadores e os homens do râguebi!'. De todas as prestações, destaque para Costa Pereira, que, no jogo de basquetebol disputado entre os atletas de futebol e os do andebol, se revelou 'um magnífico jogador da modalidade da «bola ao cesto»'.
Contudo, o momento alto da noite foi a entrega de troféus aos atletas que, durante 1955, 'mais de distinguiram na defesa da camisola do Benfica' em cada uma das modalidades. Edite Cruz, na fotografia, segura o seu troféu de 'atleta-padrão' da patinagem, um dos 29 entregues nessa noite. Para além dos atletas, o presidente do Clube, Joaquim Ferreira Bogalho, recebeu das mãos de Otto Glória o troféu para 'o melhor atleta do Benfica'.
Fundada em 1954, a Solidariedade Benfiquista - Grupo Cultural, Recreativo e de Assistência dos Jogadores do Futebol do Sport Lisboa e Benfica surgiu de uma ideia dos residentes do Lar do Jogador e contou o apoio de Otto Glória, que ocupou o lugar de presidente da assembleia geral e escreveu os estatutos. Sob direcção dos futebolistas Artur, Naldo, Gonzaga, Monteiro e Calado, tinha como fim 'o congraçamente, o desenvolvimento social e cultural e o amparo moral e material dos jogadores, treinadores, massagistas e demais elementos que exerçam actividades na Secção de Futebol do S.L. Benfica'.
Pode ver esta e outras fotografias na exposição Roland Oliveira, até 15 de Outubro na Rua Jardim do Regedor, em Lisboa."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!